EXTENSÃO

Capacitação segue até sexta (25). Público-alvo é formado por docentes de matemática que atuam nas escolas e demais interessados na área

Coordenador da ação na UnB, professor Rui Seimetz esclarece dúvidas de alunos e promove dinâmicas de grupo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Ângulos, coordenadas, vetores, operações e fórmulas. Esses conceitos, tão familiares para alunos e professores do ensino médio, estão sendo abordados em curso de aperfeiçoamento oferecido na Universidade de Brasília. A capacitação, que começou nesta segunda-feira (21) e estende-se até sexta (25), faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Na edição de 2019, estão envolvidas cerca de 80 instituições públicas de ensino superior. Com aulas durante todo o dia, a dinâmica do Papmem conta com duas diferentes formas de interação. No período da manhã, as aulas são ministradas por professores externos, por meio de videoconferência. À tarde, o coordenador local tira dúvidas dos alunos e realiza atividades em grupo.

Um dos coordenadores do curso na UnB, o professor Rui Seimetz, do Departamento de Matemática (MAT), informa que a Universidade já participa do programa há 15 anos, ofertando turmas duas vezes por ano, nas férias de janeiro e de julho. Desta vez, quase 50 alunos participam da capacitação.

“A turma é bastante diversificada. Além de professores de escolas públicas e privadas, recebemos também pós-graduandos e recém-formados”, afirma. Rui explica que, no início, a preferência era para professores da rede pública de ensino, mas hoje o curso é aberto a todos os interessados.

Para o docente, a procura é significativa, pois são abordados temas que são cobrados em exames, como o Enem, vestibulares e até mesmo concursos de professores. Além disso, muitos estão visando o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Educação em Matemática (Profmat).

RECICLAGEM – Professor da Secretaria de Educação do DF, Jorge Barros de Abreu é um dos participantes mais assíduos do programa. “Graças a essa capacitação e à UnB, conheci softwares de geometria e cálculos matemáticos. Quando fiz faculdade, não tínhamos isso”, comenta.

Esse conhecimento levou Jorge a coordenar a sala de informática da escola onde atua, mas ele reconhece que ainda é preciso mobilizar mais os professores. “Hoje, há a condição de trabalho, mas os professores ainda não utilizam a informática como metodologia didática."

Atuando há 15 anos como professora, Márcia Vieira passou a maior parte desse tempo no ensino fundamental. Há cerca de dois anos, começou a dar aulas para estudantes do ensino médio. “Tive que voltar a estudar, porque tem muita coisa nova, como o Enem e mudanças curriculares”, diz. A professora, que também deseja fazer o mestrado na UnB, acredita que o curso é uma forma para se reciclar e ter contato com outras oportunidades de formação.

É também com a perspectiva de conhecer novas formas de dar aulas que a graduanda do último semestre Rebeca Silva se inscreveu na capacitação. “Eu me interesso em sempre renovar o conhecimento matemático. Há matérias com as quais não tive contato e que agora estou conhecendo”, admite.

"Como futura profissional, vejo que é importante ter acesso a matérias que não tive no meu período de escola", diz Rebeca Silva. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Rebeca trabalha com formação de professores e acha importante renovar as referências didáticas. “É sempre bom ver outros professores dando as mesmas matérias, para abrir o leque de maneiras de ensinar, não seguir apenas um formato e não ficar preso a certos vícios”, avalia.

OUTRAS OPORTUNIDADES – O Departamento de Matemática (MAT) também está com inscrições abertas para o curso Resolução de Problemas, que tem início no próximo dia 28. Direcionada para professores de ensino básico, a capacitação tem como foco resoluções de situações-problemas que se apresentam no cotidiano.

Participantes que obtiverem nota de aprovação na avaliação final receberão certificado de conclusão do curso, por meio do Decanato de Extensão. As atividades matemáticas seguem durante as férias no mês de fevereiro, quando acontece mais uma edição do tradicional Workshop de Verão do MAT, entre os dias 18 e 22.