MODERNIZAÇÃO

Mudança facilita atendimento. Agora estudante pode se dirigir a qualquer um dos postos, além de realizar procedimentos pela internet

 

A partir deste segundo semestre de 2019, a comunidade acadêmica pode se dirigir a qualquer posto da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para resolver assuntos de competência do setor. A mudança busca facilitar a rotina dos universitários, já que antes cada posto atendia apenas a cursos específicos.

 

“O objetivo principal é melhorar a qualidade no atendimento à comunidade em geral, e especialmente a nossos alunos. Isso trará mais conforto, diminuindo o deslocamento, já que eles poderão ser atendidos no posto mais próximo”, informa o secretário de Administração Acadêmica, Júlio Garay. 

 

O nome das unidades também será modificado: o que era 'Posto Avançado' passa a ser 'Posto de Atendimento'. Também muda a quantidade de postos. “Fisicamente tínhamos seis pontos de atendimento ao público, nos quais funcionavam a estrutura de oito postos, de acordo com a divisão de cursos. Agora teremos cinco postos de atendimento em cinco pontos do campus Darcy Ribeiro”, explica Francisco Santiago, chefe do Serviço de Orientação e Supervisão das Unidades Avançadas da (SAA).

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB
Saiba onde encontrar postos de atendimento da Secretaria de Administração Acadêmica. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Nos campi de Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP), o atendimento permanece como anteriormente, sendo realizado nas secretarias acadêmicas destas unidades. Segundo Júlio Garay, o objetivo é que os três campi também atendam estudantes de qualquer curso, mesmo que de outro campus. A questão será analisada junto aos campi nos próximos dias. 

 

A redução quantitativa de um posto de atendimento no campus Darcy Ribeiro não trará prejuízo à comunidade, segundo a SAA. Isso porque nos últimos meses, graças à informatização de processos na Universidade, houve redução da demanda de atendimentos presenciais.

 

“Conquistamos muitas melhorias com a informatização dos processos. Hoje o aluno acessa diversos serviços pela internet. Isso trouxe mais agilidade e eficiência”, garante Júlio Garay.

 

MODERNIZAÇÃO – Nos últimos dois anos a UnB deu um salto de modernização ao informatizar diversos processos e torná-los disponíveis no ambiente digital. As melhorias integram o programa Simplifica UnB, com impacto positivo para a comunidade.

 

A UnB tornou-se a primeira instituição federal de ensino superior a emitir diplomas digitais com autenticação que garante a validade jurídica do documento. Pela internet, os estudantes conseguem ainda acessar e emitir diversos documentos da vida acadêmica, como histórico escolar e declaração de aluno regular

 

Outro serviço disponibilizado é o peticionamento eletrônico, que tornou possível solicitações, como aproveitamento de estudosalteração de opção de curso, entre outros. 

 

SOBRE – A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) é responsável pelo registro de todos os estudantes admitidos na Universidade, registrando-os em seus respectivos sistemas: graduação, pós-graduação e extensão. A Secretaria responde, ainda, pela execução de todas as rotinas acadêmicas, pela expedição de documentos acadêmicos e pelo registro e controle das atividades acadêmicas. Vários serviços são prestados pela internet. Para os demais, o estudante deve se dirigir a um Posto de Atendimento da SAA.  

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