OPORTUNIDADE

Inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro. Custeio é de até R$ 400 mensais por até oito meses. Resultado em 31 de janeiro

O Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília divulgou, nesta segunda (2), o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que vai conceder até 200 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos ou Programas de Extensão de Ação Contínua (Peac).

As inscrições podem ser feitas até 31 de dezembro de 2019 por docentes do quadro permanente da FUB que tenham Peac aprovado na Câmara de Extensão (CEX) com status vigente no Sistema de Extensão (Siex).

Cada projeto ou programa aprovado receberá bolsa no valor de R$ 400 mensais, pelo período de até oito meses, com vigência a partir de março de 2020 e término em outubro de 2020.

O estudante bolsista deve ser indicado pelo coordenador do projeto, mediante processo de seleção, de acordo com a Resolução DEX 02/2018, que pode ser acessada no site do decanato. Uma das responsabilidades do coordenador é atestar a frequência de todos os extensionistas, bolsistas ou não, o que permite a concessão de até quatro créditos de extensão por semestre.

Para fazer jus aos créditos, o extensionista deve ter disponibilidade de 15 horas semanais presenciais para as atividades de extensão do Peac ao qual está vinculado, incluídos planejamento, estudo, avaliação e atividades junto à comunidade.

Também é obrigatória a participação dos bolsistas no Encontro de Estudantes Extensionistas, no âmbito da Semana Universitária 2020. Caso contrário, a bolsa pode ser cancelada.

O edital ainda destaca que os Peacs deverão desenvolver formas de dar publicidade às suas atividades, por meio de sites, blogues ou mídias sociais, além de colaborar no planejamento e na execução do projeto da sua unidade na Semana Universitária 2020.

O resultado provisório será divulgado em 28 de janeiro de 2020 no site do DEX, com prazo para recursos. O resultado final sai em 31 de janeiro.