ARTE

Exposição foi escolhida como a melhor coletiva institucional de 2019 por revista especializada. Obras de arte enriquecem acervo da UnB

Triangular: Arte Deste Século tem obras de mais de cem artistas de todo o país. Foto: Beto Monteiro/CAL-DEX

Pinturas, gravuras, vídeos, esculturas, fotografias e instalações de mais de cem artistas de todo o Brasil formam a exposição Triangular: Arte Deste Século, na Casa Niemeyer. A mostra segue até agosto de 2020, com vasta programação. Logo que entrou em cartaz, no início de dezembro, arrebatou em alguns dias, por escolha popular, o título de melhor exposição coletiva institucional de 2019 pela Revista Select.

As peças expostas foram doadas à Universidade pelos artistas e passam a integrar o acervo da Casa de Cultura da América Latina (CAL/DEX) da UnB, que já conta com mais de 2.700 itens. A disponibilização no site acontece após o fim da mostra.

Com curadoria de Ana Avelar e Gisele Lima a exposição surgiu com o propósito de criar uma coleção de arte contemporânea para a Universidade de Brasília. “Temos muitos cursos dedicados à arte, como Artes Visuais e Teoria, Crítica e História da Arte – da qual sou docente. Nossos alunos e alunas necessitavam de obras que refletissem o debate artístico contemporâneo, precisavam ter contato direto com as obras, aprender na prática a fazer curadoria, produção e montagem de exposições”, explica a docente Ana Avelar.

Exposição apresenta fotografia, pintura, escultura e vídeo. Foto: Beto Monteiro/CAL-DEX

A diversidade de temas abordados nas 171 obras presentes na mostra e a utilização de todos os espaços da Casa chamam a atenção. Sala, quartos, jardins e até os banheiros recebem as obras que, embora de diferentes artistas e contextos, constroem uma narrativa coesa sobre a arte contemporânea no Brasil a partir do ano 2000.

“Quando as obras chegaram, Gisele Lima e eu começamos a traçar eixos para a mostra. Temas, como feminismo, queer, afro, arte contemporânea indígena, relações com a cidade de Brasília e com a cultura brasileira, foram surgindo. Assim, fomos distribuindo as obras na Casa Niemeyer conforme esses assuntos que hoje dominam a discussão sobre arte no Brasil e no mundo”, relembra Ana.

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo e também artista plástico, Muhammad Bazila visitou a exposição e espera que mais pessoas também possam conhecê-la. “A proposta da expografia pelos vários ambientes da casa é muito bem feita. Além disso, muitas obras fazem referência ao estado político atual do país. Gostei muito de ter contato com o que os artistas daqui estão pensando e produzindo”, disse.

>> Acesse aqui imagens da exposição na CAL/DEX

FORA DO EIXO  Brasília, apesar de ser a capital do país, não faz parte do grande eixo das artes, composto por Rio de Janeiro e São Paulo. Neste sentido, o reconhecimento recebido pela exposição é ainda mais especial, mas a produção de arte no Distrito Federal e em outros estados ainda esbarra na falta de investimentos.

“Há esforço da maior parte das instituições brasileiras hoje para minimizar isso, mas ainda estamos longe de uma situação ideal. Com os cortes públicos para esses espaços, também perdemos muito. Agora estamos pensando em estratégias para seguir realizando nosso trabalho, pois a arte não pode deixar de falar”, afirma a professora Ana Avelar.

Serviço:

Visite a Exposição Triangular: Arte Deste Século Aquisições recentes para o acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília

Diariamente, das 8h às 18h

Endereço: Casa Niemeyer. SMPW 26 Conjunto 03 Casa 07 – Park Way, Brasília – DF

Como chegar: as linhas de BRT TR21 E TR26 param em um terminal em frente à Casa Niemeyer.