ATENÇÃO À SAÚDE

Equipe do Departamento de Enfermagem acompanha o grupo por aplicativo de mensagens e videochamadas para promover cuidado e prevenção em saúde

Conversas com idosos ajudam a identificar suas dificuldades e melhor acolhê-los. Foto: congerdesign/Pixabay

 

Uma iniciativa do Departamento de Enfermagem da UnB tem acompanhado idosos de Brasília que estão em isolamento social devido à pandemia da covid-19. Iniciado em maio, o projeto Telecuidado e atividades educativas para idosos e cuidadores face à pandemia de COVID-19 é conduzido pelos professores Alisson Bolina e Keila da Cruz. Eles elaboraram um protocolo de avaliação e cuidado da pessoa idosa, com perguntas específicas sobre o envelhecimento e relativas ao novo coronavírus.

 

O objetivo é identificar as vulnerabilidades de idosos e seus cuidadores à infecção da covid-19 e propor estratégias de cuidados e prevenção em saúde. Inicialmente, o projeto selecionou cinco idosos com demência e seus cuidadores familiares para serem acompanhados por chamadas de vídeo e aplicativo de mensagens. Eles são participantes de projetos de extensão desenvolvidos pelo Departamento de Enfermagem. A ideia é ampliar esse número, conforme o engajamento da equipe de trabalho. 

 

Seis estudantes do curso de graduação em Enfermagem e uma colaboradora externa também estão envolvidos na iniciativa, e acompanham os idosos e cuidadores familiares nas videochamadas. “Além da assistência oferecida a esses idosos, o projeto tem o caráter de ensino, preparando os nossos estudantes de Enfermagem para o enfrentamento de situações emergenciais”, explica o professor Alisson Bolina.  

Equipe reúne-se on-line para analisar resultados dos contatos. Imagem: Reprodução

 

Na consulta por videochamada, são colhidas informações diversas, como com quem o idoso mora, como ele está de saúde, se está informado sobre a covid-19, o contexto social em que está inserido, os cuidados de higiene pessoal e em casa, se apresenta sintomas suspeitos, se está praticando o distanciamento social e quais os cuidados tem tomado em relação a isso. As perguntas contemplam ainda o conhecimento sobre o uso e higienização da máscara e aspectos psicoemocionais.

 

“Observamos que, a partir dessas conversas, o idoso e seus cuidadores familiares não se sentem desamparados”, conta a professora Keila da Cruz, que também faz o acompanhamento. “Muitos idosos e familiares agradecem o contato, é muito satisfatório”, acrescenta.

 

O professor Alisson Bolina diz que, durante as chamadas, foi possível observar que alguns dos idosos têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde pois, muitas vezes, as consultas têm sido canceladas devido à pandemia. “No caso do idoso que tem demência, o acompanhamento de perto é importante”, explica o docente.

 

A iniciativa ainda não recebeu financiamento. Por enquanto, as atividades têm sido desenvolvidas com recursos próprios. Detalhes sobre o projeto também estão no portfólio Covid-19 UnB em Ação. O documento reúne informações sobre os mais de 170 aprovados em chamadas prospectivas de projetos de enfrentamento ao novo coronavírus realizadas pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (Copei) da UnB.

 

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

O portfólio foi lançado para ser apresentado a futuros apoiadores e patrocinadores e também acessado pela sociedade civil. A sistematização e elaboração foi feita pelo Copei.

  

Leia mais:

>> Universidade recebe novos professores efetivos

>> Universidade retoma reuniões do Conselho Comunitário

>> Pesquisa coordenada pela UnB vai desenvolver teste rápido e barato para covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da covid-19

>> Faculdade UnB Gama recebe obra do estacionamento

>> Projeto cria indicador para apoiar a construção de políticas voltadas à primeira infância

>> Cead oferece apoio à realização de bancas de pós-graduação on-line

>> Programa foca em estratégia de alavancagem econômica por meio do fomento às fintechs

>> Pesquisadores apresentam máquina que descontamina máscaras N95

>> UnB integra polo de manutenção de respiradores

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno às atividades acadêmicas em modo remoto

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.