UnB EM AÇÃO

Brasil chega a mais de 5,2 milhões de infectados e ultrapassa os 154 mil óbitos por covid-19

Mais de 40 milhões de pessoas foram infectadas por covid-19 no mundo. Imagem: Reprodução

A 23ª edição do Boletim Coes, publicação do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, apresenta os dados mais recentes relacionados à pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

>> Leia a íntegra da 23ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – Os últimos dados da pandemia no Brasil apontam que 5.274.817 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. Ainda, foram registrados 154.888 óbitos. Após oito dias em queda, a média móvel de mortes nos últimos 14 dias apresenta estabilidade.

Rio Grande do Norte é o único estado da federação que apresenta alta na média móvel de mortes; dez estados e o Distrito Federal têm estabilidade e 15 contam com queda. A pandemia age de forma diferente em cada estado, mas a ausência de políticas públicas contundentes por parte do governo federal segue sendo motivo de preocupação.

COVID-19 NO MUNDO – Mundialmente falando, são mais de 40 milhões de casos de covid-19 – Estados Unidos, Índia, Brasil, Rússia e Argentina lideram o número de infecções. Nas Américas, o novo coronavírus avança especialmente para o interior dos países. Nos EUA, um país sem sistema universal de saúde, são mais de 8 milhões de casos, com 1 milhão apenas no último mês. A interiorização do vírus também pode ser percebida em Peru, Colômbia e Argentina.

Na Europa, metade da população britânica teve que adotar medidas de redução da mobilidade e das atividades comerciais como forma de se proteger da segunda onda de infecções. Na Alemanha, no mesmo dia em que foram registrados 7 mil casos em um único dia, o governo local estabeleceu restrições quanto ao funcionamento de bares e realização de festas. A Itália teve registrado o maior número de casos diários desde o início da pandemia (foram dez mil). Portugal decretou calamidade pública e a França decretará estado de emergência mais uma vez.

Na Ásia, foi identificado surto de covid-19 em uma das regiões da China, o que forçou o governo local a impor nova quarentena e fazer testagem em massa. Na Índia, por sua vez, a doença avança para o interior do país, ainda que com baixa letalidade.

Os dados sobre a covid-19 na Oceania mostram que, na Austrália, apesar de haver novos casos, a doença segue sob controle. Não há grandes novidades em relação ao continente africano.

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 23ª edição do Boletim Coes