COLABORAÇÃO

O Guia do PAS visa ajudar jovens a conquistar vaga na Universidade

 

Iniciativa de estudantes da UnB, Guia do PAS tem aulões gratuitos e transmitidos ao vivo pelo YouTube. As atividades seguem até março. Imagem: Reprodução

 

Ao longo de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus e tempos de incerteza, muitas iniciativas surgiram para expressar solidariedade ao próximo. Uma delas é o Guia do PAS, projeto criado por estudantes para estudantes com objetivo de preparar secundaristas para as provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS). Os aulões, gratuitos e transmitidos ao vivo no canal Guia do PAS no YouTube, seguem até março.

 

Rafael Dias, Luiz Augusto e Pedro Antônio, estudantes do curso de Medicina da UnB, se conhecem desde o ensino fundamental. E foi durante o ensino médio que a ideia de criar um curso que, de fato, atendesse às necessidades dos estudantes, surgiu. Isso porque, na visão dos graduandos, o conteúdo abordado nas aulas deveria ser mais simplificado, para facilitar a compreensão.  

 

>> Saiba mais: Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

 

Com o nome Colônia de Férias, para transmitir leveza à proposta, as aulas são de matemática, química, física, biologia, redação, atualidades e sobre a própria estrutura da prova. A partir de fevereiro, passam a abordar os conteúdos da área de humanas.

Os idealizadores do Guia do PAS, Rafael Dias, Luiz Augusto e Pedro Antônio, na UnB, antes da pandemia de covid-19. Foto: Arquivo pessoal

 

De acordo com os idealizadores, o segredo para manter os estudantes atentos durante as longas aulas, que podem chegar a cinco horas, é deixá-las dinâmicas. Os três acreditam que o fato de serem jovens que acabaram de ingressar na Universidade pelo PAS atrai a atenção dos participantes. Uma explicação menos “engessada”, nas palavras deles, também contribui para a motivação dos candidatos ao PAS.

 

O sucesso da iniciativa pode ser comprovado por números: o canal no YouTube possui quase três mil inscritos, e os vídeos chegam a mais de quatro mil visualizações. Ainda, segundo os estudantes, a taxa de pessoas que acompanham as aulas do início ao fim é de cerca de 70%.

 

COMO FUNCIONA – A ideia inicial era que o curso fosse pago, mas, devido às demandas causadas pela pandemia, os amigos decidiram disponibilizar o que fosse possível de maneira gratuita. A intenção é que, nos anos subsequentes, parcela do conteúdo continue a ser oferecido sem cobrança, e grande parte disso se deve aos feedbacks da comunidade. Segundo o trio, receber tantas mensagens de agradecimento após as aulas e ter a sensação de estar ajudando o próximo é “muito gratificante”.

 

Atualmente, a Colônia de Férias é composta por aulões e palestras transmitidas ao vivo, sempre às 16h30, pela plataforma do projeto no YouTube, com aula expositiva e tira-dúvidas. Os assuntos são voltados para as três etapas do PAS, e o cronograma em que as aulas são realizadas pode ser visualizado no perfil do Instagram (@guiadopas).

 

Na descrição dos vídeos, são disponibilizados links de grupos nos aplicativos de mensagem Telegram e WhatsApp, para que os alunos se ajudem mutuamente. Além disso, o projeto recentemente lançou uma apostila de exatas. Esgotada na pré-venda, será disponibilizada em outros lotes.

 

Os demais graduandos e docentes que ministram as aulas são amigos convidados por Rafael, Pedro e Luiz, e a maioria é da área de medicina. Entre eles estão Gustavo Jacobina, primeiro lugar geral no PAS 2017-2019, e Luca Martins, aprovado em medicina na UnB e medalhista de ouro na Olimpíada de Química do Distrito Federal. Também estarão presentes Maria Eduarda Ponte, primeira colocada geral no PAS 2016-2018, João Paulo Republicano, primeiro colocado geral no Vestibular UnB 2019, além do professor de geografia e atualidades Lucas Paulino, e do professor de artes musicais Felipe Félix.

 

O processo para participar das aulas é simples: basta preencher o formulário disponível aqui. Com as informações fornecidas, os idealizadores podem identificar o alcance da iniciativa e as principais demandas dos estudantes.

Rafael Dias, Luiz Augusto e Pedro Antônio com as apostilas do Guia do PAS. Foto: Arquivo pessoal

 

IMPACTO – "A maioria dos jovens olham para a UnB e enxergam como uma coisa impossível. As pessoas acabam desistindo no meio do caminho e a gente quer mostrar que é possível”, disse Rafael. Os três jovens, que entraram na Universidade em 2020, pouco antes da pandemia, só frequentaram o curso em modo presencial por uma semana. Mesmo assim, segundo eles, "deu tempo de se apaixonar”.

 

Uma das maiores preocupações do projeto é a falta de conhecimento dos candidatos sobre as provas, especialmente o sistema de cálculo das notas. De acordo com Rafael, as pessoas muitas vezes não sabem como funciona o sistema. “Não sabem diferenciar escore de argumento, e, quando veem qualquer dado sobre isso, ficam assustados”, explicou. Foi nesse contexto que o Guia do PAS transmitiu uma série de vídeos com o título Dissecando a matriz.

 

O decano de Ensino de Graduação Diego Madureira apoia a iniciativa.“É muito bom ver o espírito de solidariedade que iniciativas como essa deixam transparecer. Demonstra o compromisso social daqueles que, tendo ingressado numa instituição pública de ensino, podem fazer algo pelos que almejam o mesmo”, declarou.

 

A UnB É A GENTE QUE FAZ – Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.

 

SERVIÇO – Guia do PAS - aulas on-line gratuitas de preparação para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS)
Onde: Canal do Guia do PAS no YouTube 
Duração: até março de 2021
Mais informações: no perfil do Instagram @guiadopas

 

* estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> Pesquisa aponta para desequilíbrio na ação de proteínas como principal causa das formas graves de covid-19

>> UnB integra projeto de tradução de maior dicionário jurídico on-line mundial

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave