GESTÃO

Deputada federal Paula Belmonte sinalizou interesse em destinar emenda parlamentar para a criação de um centro de pesquisa sobre a primeira infância

Articulação entre UnB, poder legislativo e governo do Distrito Federal para concretização da proposta contempla, ainda, a criação de um centro de pesquisa vinculado à creche. Imagem: Reprodução

Depois de levar a demanda pela construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro à Secretaria de Educação do Distrito Federal, a Administração da Universidade de Brasília segue com as articulações necessárias para tirar o projeto do papel. Nesta quinta-feira (18), a reitora Márcia Abrahão esteve reunida com a deputada federal Paula Belmonte, que deve destinar emenda parlamentar para a construção de um centro de pesquisa atrelado à creche.

"A forma mais rápida de termos a creche pronta é utilizando um projeto já existente e adotado pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] para construção de prédios semelhantes", disse a reitora. "Dessa forma, a proposta é que o governo do DF execute a obra e que os recursos da emenda sirvam para a consolidação do centro de pesquisa, que trará o caráter inovador da creche", acrescentou.

A parlamentar concordou com a proposta e sinalizou interesse em adaptar o projeto do FNDE, na medida do possível. "Quando a gente sonha junto, realiza junto também. E eu sei o quanto essa iniciativa significa para a comunidade da UnB, para os estudantes e para o andamento de pesquisas", afirmou.

Um levantamento inicial indicou que a creche, com o projeto básico do FNDE, custaria R$ 2,7 milhões, para atender cerca de 350 crianças. O centro de pesquisa, que ficaria ao lado da creche, custaria aproximadamente R$ 3,6 milhões. No local, seriam realizados estudos interdisciplinares sobre a primeira infância, além de ser colocada em prática proposta pedagógica inovadora.

"Sabemos que a deputada Paula é uma referência para assuntos da primeira infância. Então, é muito importante estarmos todos bem alinhados e em boa articulação com o governo do DF, que já se demonstrou interessado em levar o projeto adiante", pontuou a professora Eloísa Pilati, coordenadora de Integração das Licenciaturas e responsável pela iniciativa na UnB.

Na próxima semana, Eloísa terá reunião com representantes da Subsecretaria de Educação Básica do DF para discutir o assunto. A ideia é que, a partir dessas conversas, surja um termo de cooperação entre todos os envolvidos.

Além de Eloísa, participou da reunião a vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Cláudia Garcia. Segundo a reitora, as próximas negociações devem envolver também integrantes da Faculdade de Educação (FE) e representantes de outras unidades acadêmicas interessadas na viabilização do centro de pesquisa.