WEBINÁRIO

Fruto de parceria entre a UnB e o Conselho Nacional de Migração, projeto funciona desde 2013 para subsidiar políticas públicas

Decana de Extensão, Olgamir Amancia, falou sobre a importância da produção de dados sobre migração produzidos com rigor cientifico. Imagem: Reprodução

 

O Observatório das Migrações Internacionais (ObMigra) lançou, nesta terça-feira (22), o relatório Dados Consolidados sobre Imigração no Ano de 2020 – Conjuntura e Tendências e a sexta edição da publicação Refúgio em Números. Entre os destaques do relatório, está a redução de 50% dos registros de imigrantes quando comparados a 2019.

 

No que diz respeito aos refugiados, chama atenção o número de pessoas que requisitaram o reconhecimento dessa condição no Brasil. Com 46.192 pedidos, venezuelanos foram responsáveis por 72,4% de todas as solicitações feitas durante o ano de 2020. Em segundo lugar, destacam-se haitiainos, com 14%, seguidos dos senegaleses, com 5%.

 

Na abertura do evento de lançamento, realizado on-line, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, ressaltou a importância de se ter dados confiáveis sobre as migrações no Brasil. “Neste último ano, a pandemia de covid-19 modificou as dinâmicas migratórias e impactou sobremaneira a vida dessa população. Nesse sentido, para aprofundar a compreensão sobre a mobilidade humana, é preciso um conhecimento científico rigoroso do fenômeno migratório, para afastar análises simplistas ou baseadas em preconceitos”, afirmou a decana.

 

O ObMigra foi criado em 2013, numa parceria entre a UnB e o Conselho Nacional de Migração, para analisar e monitorar a migração no país. O Observatório tem como missão produzir conhecimento técnico a partir do tratamento das bases de dados oficiais do governo federal.

 

“A excelência do material técnico produzido pelo ObMigra reafirma o compromisso da UnB com a pesquisa de qualidade. A produção do ObMigra ao longo desses anos, além de refletir o esforço da UnB em manter os projetos de pesquisa como instrumentos de transformação social, também se converteu em ferramenta imprescindível para a formulação de políticas migratórias e ações específicas dos entes do Estado encarregados dessa matéria”, disse Olgamir Amancia.

 

Também participaram da cerimônia o diretor-executivo da Polícia Federal, Cairo Costa Duarte; o diretor do Departamento de Segurança e Justiça do MRE, ministro André Veras Guimarães; o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Adler Anaximandro de Cruz e Alves; o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, e o secretário nacional de Justiça, Claudio de Castro Panoeiro.

 

Leia também:

>> Provas da 2ª etapa do PAS foram realizadas com sucesso nesse domingo

>> UnB lamenta a morte da emérita Íris Ferrari

>> Cepe aprova resolução sobre direitos autorais em atividades remotas desenvolvidas durante a pandemia

>> A pesquisa na Universidade pode parar?

>> Pesquisa aponta impactos na qualidade de vida da comunidade acadêmica durante o isolamento social

>> Iniciativa liderada pela UnB capacitará gestores e irá monitorar políticas pública para educação básica

>> Professor aposentado da UnB, pediatra Antônio Lisboa morre aos 94 anos

>> Aumentos das desigualdades no mundo é tema da revista Darcy

>> Docente emérito da UnB é agraciado com prêmio internacional de antropologia

>> Consuni aprova a indicação de Lourdes Bandeira a Professora Emérita da UnB

>> Fungos 'do bem' podem ser solução para Aterro Sanitário de Brasília

>> UnB é a nona melhor universidade do país

>> UnB envia ofício ao GDF com lista dos trabalhadores a serem imunizados

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.