INSCRIÇÕES ABERTAS

Estudantes podem participar de concurso cultural promovido pela Embaixada da Irlanda que repercutirá a obra literária. Ação celebra os 60 anos da Universidade

UnB participará da iniciativa com artes em representação ao nono capítulo do livro de James Joyce. Imagem: Divulgação

A Embaixada da Irlanda está selecionando estudantes de 18 universidades brasileiras para retratar em mural capítulos de uma das mais importantes obras da literatura moderna, o romance Ulysses, do escritor irlandês James Joyce.

Na UnB, uma comissão selecionará três projetos que serão enviados para a embaixada, responsável pela seleção final. O nome dos artistas vencedores será divulgado em abril. O projeto selecionado receberá um valor de R$ 2 mil.

O concurso Ulysses100 pelos olhos brasileiros busca explorar a visão dos jovens sobre a obra, cem anos depois de sua publicação. A UnB representará o nono capítulo, Cila e Caríbdis.

A atividade integra o calendário comemorativo dos 60 anos da UnB em 2022. “O concurso deve despertar o interesse dos alunos, especialmente dos estudantes de Letras e Artes”, acredita o professor Virgílio Almeida, secretário de Assuntos Internacionais da UnB, que destaca a importância de se fortalecer laços com outros países.

>> Saiba mais sobre a campanha institucional em celebração do sessentenário da Universidade

“A Irlanda é um destino bastante procurado por nossos estudantes para intercâmbio”, diz Virgílio. A UnB atualmente mantém três acordos com universidades irlandesas e é parceira da Embaixada da Irlanda em inúmeras iniciativas.

INSCRIÇÕES – Para participar, basta estar matriculado na graduação ou pós-graduação. As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas no site da embaixada. Estudantes da UnB também precisam preencher formulário específico e podem participar de duas aulas prévias com professores de Literatura e Design da Universidade.

“A ideia é tirar dúvidas dos alunos sobre o concurso e o capítulo a ser representado”, explica a professora Michelle Alvarenga, do Instituto de Letras. “Vamos acompanhar a execução do mural, que deve permanecer exposto durante um ano na Universidade”, conta.