FOMENTO

Campanha UnB pela Vida incentiva a doação de recursos para a continuidade de projetos voltados ao enfrentamento à pandemia

A captação de recursos pelo fundo de doações auxiliará no financiamento dos diversos projetos da UnB de combate à covid-19. Para ajudar, acesse a página www.doe.unb.br. Imagem: Reprodução UnBTV

A Universidade de Brasília tem somados esforços no enfrentamento à covid-19. Inúmeros projetos, das mais diversas áreas do saber, foram aprovados e financiados em editais lançados conjuntamente pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 (Copei) e pelos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX).

Entretanto, muitos dos projetos ainda precisam de recursos para avançar. Para alavancar a captação, a UnB vem recebendo apoio de várias personalidades que de alguma forma se identificam com a Universidade, no âmbito da campanha UnB Pela Vida. A mobilização visa incentivar doações em prol de iniciativas contra o novo coronavírus.

A atriz Camila Márdila, o ator e roteirista Bernardo Felinto, o poeta Nicolas Behr e os cantores Célia Porto e André Gonzales são algumas das figuras que apoiam a causa. “Eu apoio a ação da UnB Pela Vida, é pesquisa para beneficiar as pessoas na luta contra a covid-19. Faça sua doação também”, diz Camila Márdila em vídeo produzido para a campanha.

>> Confira os vídeos da campanha aqui

A instituição dispõe de um fundo de arrecadações, criado a partir de convênio entre o Copei e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), para possibilitar o financiamento dos projetos de pesquisa, inovação e extensão com a temática. O Comitê tem sido um importante agente em todo esse processo, por atuar no planejamento, na sistematização e na viabilização da execução de ações que possam auxiliar no enfrentamento à pandemia de covid-19.

>> Relembre: UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

Agora, a UnB vem promovendo ações que divulguem a importância do fundo de doações e dos projetos gerados dentro da Universidade. Para o professor do Instituto de Física (IF) Khalil Portugal, membro do Copei e da comissão de Captação de Recursos, é importante que as pessoas saibam que o dinheiro arrecadado será bem aplicado e que a Universidade se mantém atuante.

“A ação mais importante para que percebam que esse dinheiro será bem usado é mostrar à população o que nós já fazemos, a capacidade que temos de fazer ainda mais. O fundo de doações da UnB é uma forma de toda a população apoiar a pesquisa na nossa Universidade. Nas nossas chamadas de projetos, houve uma adesão muito grande, quase 200 projetos aprovados, ou seja, temos muita gente na UnB querendo trabalhar nesse tema, seja com pesquisas, ações na comunidade, desenvolvimento de produtos, tudo para combater os efeitos da pandemia. Muitos deles foram financiados, mas vários outros ainda precisam desse dinheiro, que pode vir da população por meio dessas doações”, detalha o docente.

Administradora do Plano Piloto de Brasília e apoiadora da campanha, Ilka Teodoro vê no fomento à ciência um caminho para o combate à covid-19. Foto: Arquivo pessoal

EM PROL DA CIÊNCIA – A campanha UnB Pela Vida, que busca mobilizar a comunidade no incentivo às iniciativas na temática, dá ênfase à importância e à necessidade do que é produzido no ambiente acadêmico, principalmente no atual momento, em que novas descobertas científicas podem contribuir para minimizar ou até mesmo sanar os efeitos da pandemia. Por isso, com esforços conjuntos da Universidade e de personalidades, pretende-se fortalecer e viabilizar alternativas que possibilitem a continuidade das pesquisas.

“Mais do que nunca, para dizer às pessoas que podemos voltar a uma normalidade ou construir uma nova normalidade, é fundamental que tenhamos tudo isso baseado em evidências científicas. E evidências científicas só se constroem por meio do financiamento da ciência e da pesquisa”, destaca Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto de Brasília, mestranda em Direitos Humanos na UnB e membro da Comissão de Honra que se articula para mobilizar doações para os projetos da UnB.

SAIBA COMO DOAR – Empresas e pessoas físicas podem apoiar projetos da UnB de combate à covid-19 por meio do fundo de doações. Recursos podem ser destinados via boleto, depósito bancário, cartão de crédito e PayPal. Basta acessar a página www.doe.unb.br. Há as opções de efetuar a doação para um projeto específico, uma categoria ou para o fundo geral. As contribuições também podem ser feitas em serviços, materiais e equipamentos, mas antes é preciso articular ação em conjunto com o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assista a um dos vídeos da campanha produzido pela UnBTV: