UnB EM AÇÃO

Ferramenta, que mede a velocidade de propagação do vírus, está disponível para consulta no site da Sala de Situação da Universidade de Brasília


Sala de Situação em Saúde da UnB criou Calculadora do Número de Reprodução Tempo-Dependente, Calculadora R(t), ferramenta que mede a velocidade de propagação de um vírus em uma determinada população. A tecnologia pode auxiliar municípios a combater a covid-19. Imagem: Pixbay

 

Acompanhar a situação de uma pandemia não é tarefa fácil. Mas quando se tem ferramentas que auxiliam na análise para a tomada de decisões, o monitoramento torna-se mais ágil. Como exemplo disso, é possível citar a Calculadora do Número de Reprodução Tempo-Dependente, Calculadora R(t). A tecnologia foi criada para medir a velocidade de propagação de vírus em uma determinada população.

 

A iniciativa, que está de volta ao site da Sala de Situação em Saúde (SDS/FS) da UnB (confira aqui), é do estatístico e epidemiologista Silvano Barbosa de Oliveira, colaborador da Sala. Ele conta que a ideia da criação surgiu, principalmente, para facilitar o cálculo do valor do R(t) – número médio de pessoas infectadas por uma pessoa infecciosa –, principalmente, pelos municípios, no enfrentamento do novo coronavírus. Segundo o especialista, o cálculo é muito complexo e nem todos conseguem reproduzir. “A ideia de incorporá-la à Sala foi possibilitar mais apoio aos municípios de forma intuitiva e direta”, pontua Silvano.

 

>> Conheça a Calculadora R(t) desenvolvida pela Sala de Situação em Saúde da UnB

 

A estimativa do R(t) é uma medida chave de quão rápido o vírus está se espalhando numa determinada população e corresponde ao número médio de pessoas infectadas por uma pessoa infecciosa. Segundo o epidemiologista, valores inferiores a um (1) indicam que o número de casos novos é menor que os existentes. Isso demonstra que a doença está em tendência de redução. Já quando os valores são maiores que um (1) indicam a propagação da doença.

 

Para exemplificar, pode-se imaginar um valor diário em torno de 1,5. Neste caso, o número indica que para cada dez casos são gerados 15 novos episódios. “Em termos gerais, o R(t) estima a velocidade de dispersão da doença no território”, pontua Silvano.

 

COMO USAR – Para utilizar a calculadora, basta inserir na opção “abrangência” por município e informar o código do IBGE (de seis dígitos) da região. A partir desse dado, a calculadora irá gerar o gráfico com a estimativa do R(t). Outra opção é fornecer a lista de casos diários e fazer o upload do arquivo na opção “insira seus dados”. “Muitos municípios do entorno do DF e alguns da região norte têm utilizado a ferramenta, assim como os estados do Pará, Amazonas, Roraima e Rondônia”, informa o epidemiologista.

 

A calculadora também pode ser usada em outras doenças, não só a covid-19. Para isso, Silvano ressalta que é preciso carregar a curva de casos por dia para uma determinada enfermidade e indicar os parâmetros para a nova situação, ou seja, o usuário da calculadora precisará informar a distribuição do tempo médio de uma pessoa transmitir a doença para outra.

 

A equipe da Sala de Situação elaborou um tutorial para uso da Calculadora R(t) disponível no canal da SDS/UnB. Confira o passo a passo aqui.

 

SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE – A SDS é um ambiente de aproximação de estudantes, professores, colaboradores e profissionais de saúde. O objetivo é promover a participação no processo de ensino-aprendizagem dos saberes teóricos e práticos de forma multidisciplinar, por meio da construção de conhecimento coletivo. É um espaço de desenvolvimento de tecnologia de inteligência em saúde dentro da Universidade de Brasília, para apoiar no monitoramento, na análise e definição de ações na área, junto aos estudantes e gestores, para a tomada de decisão e formulação de respostas em emergências de saúde pública.

 

Confira o tutorial para uso da Calculadora R(t):

 

Leia também:

>> Edital de tutoria especial para estudantes surdos e surdocegos recebe inscrições até 28 de fevereiro

>> Novo decano do DPG quer acelerar o processo de inclusão e de produtividade dentro da academia

>> #InspiraUnB do 2º/2020 é o primeiro a ser realizado on-line 

>> Arboviroses precisam de atenção no país

>> Localizada no Park Way, Casa Niemeyer vai ser nome de estação do BRT

>> UnB amplia negociação sobre construção de creche no campus Darcy Ribeiro

>> Em lives, gestores da UnB tiram dúvidas de estudantes sobre início do semestre

>> Professor da UnB está em lista dos cientistas que mais contribuíram para estudos sobre doenças negligenciadas

>> Consuni analisa recursos de estudantes expulsos fraudes nas cotas

>> Instituto de Psicologia coordena pesquisa sobre múltiplos impactos da pandemia de covid-19 no Brasil

>> Semestre letivo começa com 2.959 novos estudantes na UnB

>> Morre professor emérito Luis Humberto aos 86 anos

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.