INOVAÇÃO

Plataforma digital reúne acervo cultural do estado

Plataforma digital preserva a memória cultural do Espírito Santo e tem acesso gratuito. Imagem: Reprodução

A Midiateca Capixaba foi inaugurada nesta quinta-feira (30), em solenidade no Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. Consolidada como um museu virtual, a plataforma, com acesso gratuito, reúne um acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros e filmes produzidos no estado. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Universidade de Brasília (UnB), o Governo do Espírito Santo – por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) – e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) do estado.

A UnB colabora com a iniciativa com a disponibilização de software livre para armazenar, organizar e catalogar o acervo. “Tem um certo ineditismo nessa iniciativa, porque é uma plataforma que teve que ser totalmente desenvolvida. A gente precisou conceber uma série de estratégias tecnológicas para conseguir atender as demandas”, explica Dalton Martins, professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e coordenador da iniciativa.

Professor Dalton Martins (FCI) coordena a equipe que desenvolveu a Midiateca. Imagem: Reprodução

Para Dalton, contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas é parte da função da Universidade. “Resgata parte do sonho de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, o papel da Universidade construindo políticas públicas e apoiando no desenvolvimento desse trabalho. Para nós, é um prazer essa parceria com o Espírito Santo e chegar nesse resultado que tem formado alunos, desde a iniciação científica até o mestrado e o doutorado, na oportunidade de aprender com esse processo”, avalia.

Neste momento de estreia da plataforma, já é possível conhecer acervos de equipamentos públicos da cultura capixaba, como a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), a Galeria Homero Massena (GHM), o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) e o Museu do Colono, além de parte dos acervos do Palácio Anchieta e do Arquivo Público. Centenas de fitas em formato U-matic da TV Educativa já foram digitalizadas e serão disponibilizadas no próximo mês.

De acordo com a Secretaria de Cultura do estado, futuramente serão incluídos acervos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan/ES) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de materiais como pesquisas contratadas ou realizadas pela secretaria, produtos de editais do Funcultura e um acervo de bens tombados e registrados no Espírito Santo.

Confira a solenidade de inauguração: