ESPORTE

Projeto 25 Horas Nadando integra atletas e entusiastas da modalidade há 25 anos. UnB, Sesc-DF e Correios participaram da homenagem

Professor Paulo Henrique Azevêdo, do Gesporte, Adelmir Santana, presidente do Sesc-DF, e decano do DAC, André Reis, exibem versões do novo selo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília, o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Distrito Federal e os Correios lançaram, nesta terça-feira (11), selo e carimbo comemorativos pelos 25 anos do projeto 25 Horas Nadando. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desenvolveu os produtos, cujo design foi elaborado pela equipe do Sesc. O conceito da peça simboliza o avanço dos braços de um nadador pelo espaço.

“Este projeto faz parte da minha história. Digo isso como ex-aluno e professor do Departamento de Educação Física”, declarou o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, que representou a reitora Márcia Abrahão no evento de lançamento.

Durante a solenidade, o diretor-regional do Sesc-DF, José Roberto Macedo, enalteceu o trabalho feito em conjunto com a Universidade. “Essa parceria só nos engrandece. Também agradeço aos Correios por chancelar esse percurso.”

HISTÓRICO – Criado na década de 1990, o 25 Horas Nadando é uma parceria entre a UnB – por meio do Laboratório de Pesquisa e Gestão do Esporte (Gesporte) –, e o Sesc-DF, que apoia o projeto há dez anos.

Vence a prova a equipe que, ao final das 25 horas de revezamento, somar a maior distância percorrida. As regras determinam que é necessário manter pelo menos um atleta nadando ao longo de todo o tempo da competição.

Coordenadora dos Correios em Brasília, Juliana Batista, e decano do DAC, André Reis, lançam o selo comemorativo do 25 Horas Nadando. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Profissionais e amadores são convidados a participar e não há limite de idade para competir. O único requisito é conseguir percorrer, no mínimo, 100 metros nadando, sem parar.

A edição 2018 do evento, que é aberto ao público, ocorreu em agosto, no Centro Olímpico da UnB. Paralelamente ao revezamento, ocorrem atividades artísticas, culturais, recreativas e esportivas.

Após o lançamento do selo comemorativo, o professor Paulo Henrique Azevêdo, idealizador do Gesporte, apresentou ao público as conquistas do laboratório, que comemora uma década de existência em 2018. “Funcionamos de maneira inovadora por sermos o primeiro grupo de pesquisa a idealizar ferramentas de apoio e gestão de marketing do esporte”, ressaltou.

>> Saiba mais sobre o Gesporte