ESPORTE

Retomada das atividades nesta quinta (30) teve participação de Yvone Duarte, única faixa coral da modalidade, e da campeã mundial Sofia Veloso

Aulão que marcou o retorno do projeto contou a participação de figuras importante do esporte, que falaram um pouco de suas trajetórias. Atividade é aberta à comunidade. Foto: Arquivo Pessoal

A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) retomou iniciativa que oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu à comunidade universitária e externa. Focado na promoção da autonomia e defesa pessoal de mulheres e da comunidade LGBTQIA+, o projeto, promovido junto à Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC), foi iniciado em 2016 e interrompido devido à pandemia de covid-19. Um aulão nesta quinta-feira (30), no Prédio UAC do campus, marcou o retorno das atividades, com a participação da primeira e única mulher faixa coral em jiu-jitsu, Yvone Duarte, e da ex-aluna da UnB e campeã mundial da modalidade Sofia Veloso.

“A ideia é que a gente possa dar a essas pessoas recursos e ferramentas para que elas se defendam e, mais do que isso, para que não se sintam ameaçadas cotidianamente”, afirma a idealizadora do projeto, Yvone Duarte. “Viver em estado de insegurança, mesmo que não ocorra uma violência com você, e sair pensando que pode acontecer algo é muito depressivo, ataca a nossa emocionalidade.”

Responsável pelas aulas de defesa pessoal na FCE, Ricardo Monteiro, apelidado de Marreta, destaca que o esporte tem um papel social importante para a promoção de qualidade de vida e bem-estar, além de formar caráter. “Quando a gente desenvolve com seriedade e com amor, a comunidade acaba absorvendo parte disso”, relata o servidor.

Marreta ressalta ainda a possibilidade de o esporte tornar as pessoas mais seguras em relação à violência do dia a dia: “Obviamente uma pessoa bem preparada neste esporte vai saber se defender. O esporte pode tornar a pessoa mais segura, mais consciente do que ela é e do que ela representa para a sociedade.”

Yvone Duarte (esq.) e Sofia Veloso (dir.) ensinando posições do jiu-jitsu. Foto: Arquivo Pessoal

A campeã mundial Sofia Veloso menciona os benefícios que os treinos na modalidade tiveram em sua vida. “É difícil descrever em poucas palavras o quanto isso tudo melhorou minha qualidade de vida e bem-estar, e, quanto à segurança, é imensamente satisfatório saber que posso me defender da maior parte de agressões que nós mulheres podemos sofrer no dia a dia”, relata a jiujiteira.

Sofia, que foi aluna da Universidade de Brasília, faz seus treinos no Centro Olímpico (CO) e relembra como a preparação no espaço foi importante para que garantisse conquistas em grandes competições. “Me permitiu caminhar de aluna para atleta, duas vezes campeã nacional e uma vez mundial.”

A atleta acha que é fundamental a UnB proporcionar espaços para que os alunos e servidores saibam se defender: “O sentimento de segurança é fundamental para que os indivíduos possam desenvolver ao máximo seu potencial acadêmico e pessoal. Então, a capacidade de se defender serve para o autodesenvolvimento e também como garantidora das condições necessárias para que as pessoas possam se desenvolver em outros campos interesse.”

Os treinos na FCE acontecem às segundas e quintas, das 18h30 às 20h, são gratuitos e não necessitam de inscrição. Mais informações pelos contatos disponíveis neste link.

*estagiário em Jornalismo da Secom UnB.