APOIO

Ambulâncias do Samu chegaram ao hospital na madrugada de domingo (17)

Transferência de pacientes foi coordenada pelo Ministério da Saúde junto com a FAB. Transporte em Brasília, da Base Aérea até o HUB, foi realizado por ambulâncias do Samu. Foto: Ascom HUB

 

O momento é de emoção e solidariedade. O colapso no sistema de saúde de Manaus comoveu o Brasil e o mundo e mostrou que é possível trabalhar em conjunto para superar desafios. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) faz parte dessa corrente e, na madrugada deste domingo (17), recebeu, em leitos de enfermaria do hospital, 15 pacientes que aguardavam por atendimento na capital amazonense. “Estamos participando dessa ação humanitária que vai acolher o povo amazonense e esperamos contribuir para que a rede de serviços de Manaus tenha fôlego para voltar a exercer a função de cuidar das pessoas”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

 

A transferência desses pacientes faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ação conta com a parceria do Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que disponibilizou 205 leitos em nove hospitais universitários federais da rede. Ao todo, 47 pessoas já foram transferidas.

 

Além do HUB, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) já receberam pacientes. “Só posso agradecer a todos que estão envolvidos diretamente e esperamos ter sucesso. A Ebserh e os ministérios da Educação e da Saúde estão cumprindo seu papel de apoiar para salvar vidas”, garantiu o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira.

HUB possui agora 20 leitos de enfermaria para receber pacientes com covid-19. Foto: Ascom HUB

 

ATENDIMENTO NO HUB – A infraestrutura e os insumos necessários para receber os pacientes foram preparados na Unidade de Pronto-Socorro do HUB, onde já funcionavam dez leitos exclusivos para covid-19. O espaço agora conta com 20 leitos de enfermaria, todos com suporte de oxigênio.

 

Caso alguém precise de atendimento em UTI, já está prevista a transferência para hospitais da rede pública do Distrito Federal. O HUB tem sete ventiladores mecânicos disponíveis para manter esses pacientes até a disponibilização do novo leito.

 

A equipe que cuida do setor é formada por cerca de 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistente sociais e nutricionistas. Eles receberam com antecedência todas as informações sobre o estado de saúde de cada paciente. Além de tratar a doença, a equipe terá a missão de garantir o contato com os familiares, que ficaram em Manaus, por meio de chamadas de vídeo.

 

A enfermeira Patrícia Amorim faz parte da equipe e se emocionou ao falar da chegada dos pacientes. “Recebemos essas pessoas com muito carinho, muito zelo. São pacientes que estão muito sofridos, buscando um ar para respirar e não estão encontrando”, disse Patrícia. “Apesar do cansaço e insegurança, o que nos faz seguir em frente é saber que podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, acrescentou a médica e chefe da Unidade de Pronto-Socorro, Álida Santos.

 

O transporte em Brasília, da Base Aérea até o HUB, foi feito por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os pacientes foram acompanhados pelo médico do Samu e residente em clínica médica do HUB Odil Garrido. “O transporte foi tranquilo e todos os pacientes chegaram bem. Vendo Manaus nessa situação, não teria como não se solidarizar. Sinto orgulho do meu trabalho e vou sempre fazer o melhor pelos pacientes”, contou Odil.

 

O HUB NA PANDEMIA – Em abril de 2020, o HUB criou um espaço para atendimento exclusivo de pacientes com covid-19, chamado Unidade de Manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (USRAG). O local chegou a ter 40 vagas, entre leitos de UTI e enfermaria. Desde o início da pandemia, o HUB já atendeu mais de 400 pacientes.

 

Leia também:

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> Pesquisa aponta para desequilíbrio na ação de proteínas como principal causa das formas graves de covid-19

>> UnB integra projeto de tradução de maior dicionário jurídico on-line mundial

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.