EXCELÊNCIA

Mercedes Bustamante, do Departamento de Ecologia, tem atuação acadêmica de impacto em várias áreas do conhecimento

"Eu espero que mais grupos brasileiros possam estar nessa lista. Ela pode ser um estímulo aos jovens para que abracem uma carreira científica. A ciência é esforço colaborativo e longo prazo", disse a docente Mercedes Bustamante, do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB/ UnB). Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A UnB está representada no ranking de pesquisadores mais citados ao longo de 2020, divulgado pelo site Web of Science. A professora Mercedes Bustamante, do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB), apareceu entre os 19 brasileiros mencionados - de um total de 6.389 pesquisadores, de mais de 60 países.

>> Saiba mais: Universidade de Brasília tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

A docente, referência no estudo do Cerrado e de mudanças ambientais globais, destacou-se pelo impacto cross field de suas citações, ou seja, por ser muito citada em estudos de diversas áreas do conhecimento.

"Estar na lista dos mais citados é um reconhecimento compartilhado com as redes de muitos colaboradores no Brasil e no exterior e com os alunos de graduação e pós-graduação que, ao longo desses anos, somaram suas contribuições de pesquisa", disse a professora, também membro titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS), organização científica de renome global.

A docente aproveitou para destacar a importância das instituições de ensino e pesquisa e das agências de fomento, como as fundações de apoio estaduais e do DF, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Eu espero que mais grupos brasileiros possam estar nessa lista. Ela pode ser um estímulo aos jovens para que abracem uma carreira científica. A ciência é esforço colaborativo e longo prazo", afirmou. "Para isso, necessita de políticas científicas robustas, continuadas e consistentes. Essas políticas devem buscar também apoiar mais mulheres e outros grupos menos representados na ciência brasileira", defendeu.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a professora Mercedes, lembrando que a docente do Departamento de Ecologia promove importante discussão sobre a igualdade de gênero na ciência. "Embora mulheres sejam maioria nas universidades, ainda somos minoria em posições de gestão universitária e de maior prestígio acadêmico, a exemplo das bolsas de produtividade, que são recebidas, em sua maioria, por homens", observou. "Uma professora como Mercedes inspira nossas jovens estudantes e professoras."

A decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira Silva, também comemorou a menção da docente do IB na lista. "A professora Mercedes faz pesquisa de excelência e de grande impacto internacional. É um grande orgulho para a UnB ter uma docente como ela", pontuou. "Ela compõe o Comitê Gestor do Capes Print e tem atuado no fortalecimento das nossas ações de internacionalização."

A Web of Science é uma plataforma que citações científicas com cobertura nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades. O principal recurso da plataforma, o Web of Science Core Collection, inclui mais de 20 mil revistas acadêmicas.