INCLUSÃO

A seleção é iniciativa conjunta dos decanatos de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação

Em 2020, o primeiro estudante surdocego formou-se na UnB, relembre. Foto: Freepik

Os decanatos de Ensino de Graduação (DEG) e de Pós-Graduação (DPG) lançaram edital de tutoria especial para estudantes surdos e surdocegos. Os interessados devem enviar os documentos previstos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 28 de fevereiro. O objetivo é promover o acompanhamento de discentes surdos e surdocegos nas atividades acadêmicas remotas e nos procedimentos de orientação relativos aos semestres 2º/2020, 1º/2021 e 2º/2021, da graduação e da pós-graduação.

>> Confira aqui íntegra do edital

A carga horária é de 12 horas semanais e incluirá atividades dentro do período de aulas, processos de matrícula, relatórios de Programa de Iniciação Científica (PIC) e projetos diversos. O valor da bolsa ofertada será de R$ 400. A vigência do período de tutoria vai de 8 de março de 2021 até o último dia letivo referente ao segundo semestre de 2021, ainda com data a ser definida. Ao final do processo, os tutores deverão apresentar um relatório de atividades.

Os pré-requisitos são: não possuir vínculo empregatício externo ou interno à UnB; não exercer atividade de monitoria, ou tutoria; e não receber qualquer outro benefício da UnB ou de fora – exceto benefícios do Programa de Assistência Estudantil do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Além disso, é recomendado ter conhecimento da língua de instrução do discente e, no caso de candidatar-se à tutoria de alunos surdocegos, ter experiência na comunicação utilizando Língua Brasileira de Sinais (Libras) tátil ou de campo reduzido. Especificações para estudantes de graduação e pós-graduação podem ser conferidas no edital.

>> Relembre: Primeiro estudante surdocego se forma na UnB

PROCESSO DE SELEÇÃO – Após feita a inscrição, o candidato deverá aguardar a divulgação do resultado provisório, prevista para 1º de março. Recursos podem ser interpostos até 2 de março. Serão selecionados 20 bolsistas de graduação e dez bolsistas de pós-graduação – o número de aprovados será superior ao número de bolsas, para o caso de eventuais substituições.

O resultado final será divulgado para a comunidade acadêmica no dia 3 de março, nas páginas eletrônicas do DEG e do DPG. Os critérios classificatórios podem ser consultados no edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* estagiária de Jornalismo na Secom/UnB