INICIO DO SEMESTRE

Na segunda (17), UnB dá início ao 2º/2021. Universidade preparou uma série de mudanças e tem protocolos rígidos de biossegurança

Uso de máscara é obrigatório e é indicado que comunidade esteja vacinada. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília inicia o segundo semestre de 2021 nesta segunda-feira (17). Ainda poucos estudantes e professores frequentarão os campi, já que apenas 15% das turmas terão alguma presencialidade ao longo do semestre. A Universidade está na Etapa 2 do  Plano de Retomada de Atividades, que ainda exige muita atenção e cuidado. As turmas presenciais, em sua maioria, são de cursos que precisam desenvolver atividades práticas ou que planejaram atividades avaliativas em salas de aula.  

 

Ainda assim, as turmas previstas para ocorrerem em formato presencial podem iniciar as atividades nesse formato não necessariamente no primeiro dia de aula, e sim durante os próximos meses do semestre letivo. As unidades têm autonomia para fazer a gestão da oferta. Uma turma poderá iniciar as aulas práticas presenciais nas próximas semanas ou no próximo mês, por exemplo. Essa orientação faz parte de uma instrução normativa publicada pelo Decanato de Graduação (DEG) da UnB.

Por todos os cantos, há sinalização com orientações sobre distanciamento social, uso de máscara e álcool, além de estímulos às boas práticas de convivência. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

>> Vice-reitor dá as boas-vindas no início do semestre

 

“Nós estamos atentos ao momento da pandemia, ao crescente número de casos de gripe e da ômicron. Nos preparamos para o retorno gradual e seguro. Como instituição educadora, que sempre esteve guiada pela ciência, o retorno presencial é feito com muita cautela. Há dois anos, estamos trabalhando para resguardar e salvar vidas. Seguiremos nesta direção”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva, que preside o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar). 

 

A instrução normativa do DEG orienta docentes sobre as turmas ofertadas com alguma presencialidade neste semestre. Essas turmas poderão passar para o formato remoto de forma temporária ou permanente, desde que isso seja aprovado nas unidades. As turmas previstas em oferta remota não poderão passar para o formato presencial neste semestre.

 

SEGURANÇA SANITÁRIA – Para esse início, a Universidade empreendeu uma série de esforços. Todas as aulas presenciais ocorrerão exclusivamente em espaços com ventilação e distanciamento adequados, necessários para garantir a segurança sanitária. Por exemplo, algumas salas de aula que antes recebiam 70 pessoas, agora comportam um número bem inferior, com redução superior a 50% ou ainda maior, em geral. 

 

A definição desses espaços é resultado de um amplo estudo de todas as áreas da Universidade que receberam categorias para o uso. De acordo com o estudo, um espaço categoria “A” é totalmente adequado para o uso, enquanto espaços de categoria “D” não poderão ser utilizados enquanto persistir a pandemia.  

No Restaurante Universitário e na Biblioteca Central será exigido comprovante de vacinação. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A limpeza das salas de aula é feita uma vez ao dia e a dos banheiros até quatro vezes. A UnB disponibilizou mais de 1.100 totens e dispensers de álcool em gel em todos os campi. Substituiu os bebedouros para funcionarem por aproximação, de forma automática. Nos sanitários, trocou as torneiras convencionais por torneiras de pressão com fechamento automático e trocou as lixeiras com tampas por lixeiras com pedais. Posicionou mais de 40 mil placas e cartazes com diferentes orientações pelos campi. 

 

>> Acesse o tira-dúvidas sobre o retorno das aulas presenciais

 

COMUNIDADE VACINADA Sobre a exigência de comprovante de vacinação, em novembro de 2021, o Conselho de Administração (CAD) da UnB decidiu pela obrigatoriedade da apresentação do cartão para acesso ao Restaurante Universitário e Biblioteca Central. Com relação aos outros espaços da UnB, respeitando a autonomia dos conselhos das unidades e centros, esses devem deliberar, quando necessário e em conformidade com normativos e a legislação vigentes, a exigência do comprovante de vacinação para a utilização de seus ambientes.

 

“A vacinação está avançando em todo o Brasil e na nossa comunidade, que está mais de 92% vacinada. A Universidade está preparada para fazer a gestão de situações que envolvam a pandemia de covid-19”, assegura Enrique Huelva. 

 

A UnB conta, também, com o Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes), que monitora os dados epidemiológicos da pandemia e da influenza, fornece informações que auxiliam a tomada de decisão da Universidade. O Coes reúne-se com a Administração Superior periodicamente.

No vídeo de boas-vindas do semestre, com orientações à comunidade, vice-reitor frisou a importância do uso do Guardiões da Saúde. Imagem: Reprodução UnBTV

 

SEGURANÇA E ACOMPANHAMENTO – A retomada gradativa, com o mínimo de presencialidade, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, em novembro de 2021. A resolução do Cepe dispõe que as atividades acadêmicas do 2º/2021 ainda devem ser realizadas, preferencialmente, de forma não-presencial. “O Cepe poderá deliberar pelo retorno à Etapa 1 das atividades a qualquer tempo, ou aprovar progressão para etapas sucessivas, de acordo com a avaliação da situação epidemiológica”, ressalta o vice-reitor. 

 

A UnB tem protocolos de biossegurança, elencados nos documentos abaixo, para promoverem a segurança da saúde da comunidade. Cada unidade, possui um plano de contingência próprio.

Vice-reitor no exercício da reitoria, Enrique Huelva acompanhou pessoalmente a vistoria de espaços que receberão a comunidade a partir do dia 17. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

• Resolução do Cepe 

• Planos de Contingência 

• Plano Geral de Retomada de Atividades 

• Guia de recomendações de biossegurança 

• Fluxos de Notificação de casos de covid-19 

• Guia de boas práticas no retorno presencial

 

VIGILÂNCIA ATIVA – Nesses dois anos, a Universidade preparou-se de várias maneiras para a retomada. Além da elaboração dos materiais orientadores listados acima, também foi criada a Coavs – coordenação vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC). A Coavs realiza ações de vigilância dos riscos à saúde da comunidade acadêmica e acompanha o cenário da covid-19 no Distrito Federal. 


A notificação de suspeitas de covid-19 na UnB pode ser realizada por meio de formulário disponível no site da Coavs ou pelo aplicativo Guardiões da Saúde, liberado para Android e iOS. No app, o membro da Universidade deve habilitar a opção vigilância ativa – assim, após assinalar que está com sintomas, alguém da equipe da Coavs entrará em contato para investigar e orientar, a fim de garantir que não haja nenhum agravamento do risco à saúde.

 

Leia também:

>> Vice-reitor dá as boas-vindas no início do semestre

>> Edital do DEX oferta mais de 500 bolsas de extensão

>> Ecologista Mercedes Bustamante é a convidada das boas-vindas do semestre

>> Projeto de extensão exibe conteúdos em aplicativo

>> UnB retoma pesquisas na Antártica

>> Equipe UnB/Embrapa vence torneio internacional de biologia sintética

>> Casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária é inaugurada no DF

>> Faculdade UnB Gama oferta curso de especialização em Informática na Educação

>> Nota da Reitoria da UnB sobre a pandemia de covid-19 e comprovante de vacinação

>> Retrospectiva 2021: Lembrar o passado para projetar o futuro

>> UnB assina contratos para construções de creche e centro de pesquisa em primeira infância

>> DEX divulga segunda edição do edital UnB 60 anos

>> UnB dobra número de bolsas para iniciação científica em 2022

>> Sediada na UnB em 2022, reunião anual da SBPC está com inscrições abertas

>> Comunidade acadêmica pode sugerir atividades científicas para reunião da SBPC de 2022

>> Revista em quadrinhos que ajuda na conscientização contra a covid-19 chega à terceira edição

>> Mais de 90% da comunidade acadêmica está vacinada

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave