EDIÇÃO Nº 20

Publicação de jornalismo científico e cultural da UnB desvela o cenário da temática no Brasil e destaca papel da educação na área

Reprodução da capa da revista Darcy, uma publicação da Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB. Arte: Secom UnB

"A universidade é chamada a repensar os direitos humanos, a se reposicionar sobre questões diversas e contraditórias." A frase de Lorenzo Caselli, professor emérito da Universidade de Gênova, resume o espírito da nova edição de Darcy, revista de jornalismo científico e cultural da UnB.

A missão desta última publicação de 2018 é tripla: comemorar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, traçar um panorama sobre a temática no Brasil e no mundo e coroar a campanha UnB Mais Humana.

"As ações institucionais da UnB foram norteadas pela pauta, inclusive, com a criação do Conselho de Direitos Humanos. Como polo irradiador de tendências para o resto do país, a universidade é o lugar para se discutir os aspectos mais sensíveis, graves e controversos", analisa a secretária de Comunicação da UnB e editora da revista Darcy, Thaïs de Mendonça Jorge.

A publicação científica traz reportagens especiais que desvelam o contexto dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Os textos expõem pontos da realidade brasileira e como o cenário de discriminação, desigualdade social e intolerância impacta a visão do cidadão sobre o tema. Abordam também relações entre direitos humanos e saúde, educação, questões indígenas e fundiárias.

O número ainda conta com a entrevista exclusiva do juiz Antônio Augusto Cançado Trindade, membro da Corte Internacional de Justiça e professor emérito da Universidade de Brasília. O magistrado apresenta os direitos humanos sob perspectiva global, conta um pouco de sua história e fala sobre a atuação da Corte de Haia.

“A revista cumpre seu papel jornalístico de mostrar qual é o significado dos direitos humanos no Brasil e na vida do cidadão. Além de fazer a divulgação científica sobre as ações da Universidade de Brasília neste campo”, complementa a secretária de Comunicação.

Outros assuntos científicos e culturais são abordados nessa edição da Darcy, que alcança seu vigésimo número. Entre os temas: aceitação de pessoas transgênero; impactos da epidemia do vírus Zika em famílias brasileiras; ação do Estado na vida (e morte) das populações; incubadoras de empresas; e pesquisa sobre o Santo Sudário.

As revistas impressas são distribuídas a unidades e centros de custos da Universidade de Brasília e a instituições parceiras. Interessados em adquirir exemplares físicos podem procurar a Secretaria de Comunicação, no prédio da Reitoria, campus Darcy Ribeiro. Todo o conteúdo de Darcy pode ser conferido na internet.

Vigésima edição da revista Darcy traz depoimentos de pessoas que tiveram direitos violados. Arte: Secom UnB