INSTITUCIONAL

Ações ao longo de 2020 valorizam excelência acadêmica e resgatam laços históricos e afetivos da Universidade com a capital federal, prestes a completar seus 60 anos 

  

Campanha recupera legado de Brasília em seus 60 anos de história e fortalece imagem da Universidade. Arte e foto: Secom UnB

 

Brasília. Centro das decisões políticas do Brasil, capital dos brasileiros. Quadrilátero que agrega e sintetiza a pluralidade nacional em suas construções monumentais; na arte que invade desde galerias às ruas; na gastronomia, com uma diversidade de sabores de cada canto do país; e, sobretudo, nos rostos do povo que aqui habita. Erguida no coração do país, em pleno Cerrado, Brasília nasceu para ser símbolo da modernidade, conceito que também baliza a criação da Universidade de Brasília.

 

Não para menos, as histórias da instituição de ensino e da capital federal, que em 2020 completa seus 60 anos, se confundem. Ambas dividem a data de 21 de abril como marco de fundação. As inspirações que levaram os arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer a delinear o ousado plano urbanístico da cidade também se apresentam nos traçados do primeiro campus da Universidade, batizado com o nome de seu idealizador, Darcy Ribeiro, e inaugurado em 1962, apenas dois anos depois de Brasília. Há de se destacar ainda o protagonismo que cidade e Universidade exercem em âmbito nacional na promoção de valores como a inovação, a diversidade e a democracia, enraizados na própria concepção dos dois espaços.

 

É dessa conexão íntima existente entre a UnB e a cidade aniversariante que surge a campanha UnB no Coração de Brasília, a qual norteará as ações da instituição ao longo de 2020. “Observando a história da UnB, que nasce com a cidade, vemos que a instituição foi polo agregador e humanizador das pessoas que estavam chegando aqui, ao promover sociabilidade e cultura. A UnB se projeta como um grande monumento e marco histórico da capital”, ressalta o secretário de Comunicação (Secom) da UnB, Paulo Schnor.

 

>> Acesse aqui a página da campanha no site de Boas-Vindas

 

Segundo Schnor, este é o olhar que inspira a campanha, também calcada na relevância da instituição para a educação brasileira e na valorização da diversidade de pessoas que fazem Brasília e UnB pulsarem. “A UnB tem a singularidade de ser uma Universidade, por natureza, nacional, ou seja, transcende os limites do Distrito Federal por estar na capital de todos os brasileiros e todas as brasileiras, e, por isso, para cá convergem pessoas de todos os lugares”, frisa.

 

VISUAL – Assim como o slogan, a identidade visual da campanha sugere, em seus traços, formas e cores, o vínculo próximo entre UnB e Brasília. “Os ideais de Lucio Costa e Oscar Niemeyer na construção de Brasília envolviam a ideia de estar em um lugar que unisse inovação, vanguarda e diversidade, e é isso que queremos transmitir com a marca”, aponta Marcelo Jatobá, coordenador da editoria de Design da Secom e um dos idealizadores da arte da campanha.

 

As curvas das famosas tesourinhas da cidade e a geometria do plano urbanístico são referências para a composição e conectam-se à estrutura simbólica e imagética da logo da campanha anterior, de 2019: UnB, sua linda. A apropriação dos elementos da antiga marca reforça a intenção de continuidade da exposição da Universidade como ambiente acolhedor, cujos vínculos afetivos aproximam toda a comunidade, seja interna ou externa. “Existem vários Brasis dentro de Brasília e, consequentemente, dentro da UnB. A ideia é mostrar que a UnB está aberta a todos. Ela nos representa e está aberta a nos receber”, completa Marcelo Jatobá.

 

Identidade visual da nova campanha valoriza traçado arquitetônico de Brasília e demonstra potencial de acolhimento da Universidade à população da cidade. Arte: Design/Secom UnB

 

Da mesma forma, o símbolo fomenta o orgulho pela Universidade, destacada nacionalmente pela excelência de seu ensino. Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, a UnB deixa suas marcas na produção do conhecimento, aliando a promoção de formação acadêmica cidadã à capacidade de levar soluções inovadoras às problemáticas da sociedade.

 

Prova disso está em seu alcance: atualmente, cerca de 51.200 estudantes de graduação e de pós-graduação têm a oportunidade de receber uma experiência educadora diferenciada. Outra mostra do impacto da UnB está nas contribuições significativas ao desenvolvimento regional, nacional e internacional legadas por seus 600 grupos de pesquisa. O volume de sua produção científica é, cada vez mais, crescente: de 2012 a 2019, houve salto de 20% no quantitativo. Acrescentam-se ainda 600 projetos de extensão em diversas temáticas, responsáveis por ampliar a interação da instituição com a sociedade.

 

Além da marca, elementos gráficos de apoio complementam o visual da campanha, com cores e formas geométricas que reforçam a diversidade humana e também a integração da cidade com a natureza. É possível baixar as versões da marca, templates, timbrados e wallpaper da campanha no sistema Integra UnB. Na página, os internautas também encontram link com exemplos de aplicação da marca.

 

PERENIDADE – Coordenador executivo da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília, o professor Paulo César Marques destaca a importância da UnB para a dimensão humana do quadradinho, como o centro urbano é carinhosamente apelidado. “A Universidade conta uma parte dessa história a partir da sua própria trajetória, não só pelos fatos históricos que a marcaram, mas também pelas pessoas. Ela vem formando as personalidades que constroem a história de Brasília”, enfatiza.

 

A comissão tem planejado a programação comemorativa do aniversário da capital conjugada às ações da campanha UnB no Coração de Brasília. Instituído por Ato da Reitoria, o grupo especial tem representação de membros da comunidade acadêmica, da sociedade civil, do governo distrital, de personalidades que atuam na educação e cultura e de veículos de comunicação locais.

Comissão planeja ações para integrar calendário comemorativo dos 60 anos de Brasília. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O planejamento das festividades vem mobilizando as comunidades acadêmica e externa, que puderam contribuir com sugestões de iniciativas em consulta pública realizada pela comissão em setembro e outubro de 2019. Os resultados auxiliaram na formulação de cronograma de atividades a ser executado ao longo de 2020, nos quatro campi da Universidade. “A ideia é, essencialmente, que essas atividades sejam abraçadas por toda a comunidade. De certa maneira, elas estão representadas na comissão”, afirma Paulo César Marques.

 

Rodas de conversa, aulas públicas, oficinas, feiras, exposições, premiações, eventos e outras atividades terão como foco o legado de Brasília ao longo dos 60 anos e o fortalecimento institucional da Universidade.

 

Esses serão os fios condutores de eventos tradicionais da Universidade, como a aula pública #InspiraUnB, momento de boas-vindas à comunidade acadêmica ao início do semestre letivo. Em 2020, a primeira edição da atividade acontece nos dias 10 e 11 de março.

 

Estão previstas ainda ações para revitalização de estruturas e resgate histórico de espaços com representatividade para a memória da Universidade. Nos canais de comunicação institucionais, conteúdos diversos irão explorar um pouco da história da capital federal e mostrar o impacto da UnB para a sociedade. Paulo César Marques antecipa que algumas ações irão extrapolar os muros da instituição para alcançar os principais pontos da cidade. O coordenador executivo da comissão afirma que há expectativa de que a atuação do grupo se prolongue até as comemorações dos 60 anos da UnB, em 2022.

 

Para ampliar o envolvimento das unidades acadêmicas, administrativas, centros e órgãos complementares na concepção das ações, o Decanato de Extensão (DEX) lançou edital do Programa Especial de Extensão UnB nos 60 anos de Brasília. A iniciativa contemplará projetos com bolsas de extensão para apoiar a realização das atividades propostas, além de recursos para custeio.

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