TRANSPARÊNCIA

Compilação mais recente, de 2019, fornece informações acadêmicas e administrativas. Edição está disponível em PDF e na versão dados abertos

Por meio do anuário, é possível ter um referencial para estudos e pesquisas sobre as políticas educacionais da UnB. Foto: Isa Lima/Secom UnB

 

Obter informações gerais sobre a Universidade de Brasília, em quesitos como graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, ações comunitárias, recursos humanos e orçamento, tornou-se ainda mais fácil. Lançado recentemente, o Anuário Estatístico 2019, documento que traz um panorama da evolução da instituição no período de cinco anos (2014-2018), apresenta uma novidade. Além de estar disponível em PDF, pode ser acessado pelo site do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) na versão dados abertos.

 

O novo formato possibilita a busca por informações de forma simplificada, em abas dividas por categorias. Segundo Guilherme Viana, diretor de Avaliação e Informações Gerenciais do decanato (DAI/DPO), a mudança resulta de avaliações feitas pelos próprios leitores, que reportaram dificuldade em extrair informações de edições anteriores.

 

“Dada essa demanda, pensamos em fazer uma versão mais aberta e amigável, de forma que as pessoas possam acessar e ver os dados gerais da Universidade com praticidade", destaca. Na versão dados abertos, tabelas e gráficos podem ser visualizados e baixados separadamente, o que também facilita o manuseio para pesquisa e produção de outras informações.

 

Esta 21ª edição do documento, produzida pelo DPO com a colaboração das unidades acadêmicas e administrativas, refere-se ao ano de 2018, com retrospectiva desde 2014. Incluem-se ainda dados comparativos de décadas anteriores. Acompanhar o desempenho da Universidade ao longo dos anos, fazer análises comparadas e ter um referencial para estudos e pesquisas sobre as políticas educacionais da UnB são algumas das possibilidades oferecidas pelo anuário. O documento contribui para dar transparência e vazão a informações institucionais, além de registrar os resultados do trabalho da instituição para aperfeiçoar seus indicadores.

 

“O anuário traduz o esforço de toda a comunidade da UnB – estudantes, técnicos administrativos, docentes e terceirizados – em tornar essa Universidade mais grandiosa e de excelência cada vez mais reconhecida”, destaca a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

 

QUEM FAZ A UnB – Por meio do anuário, é possível ter um retrato da Universidade. A população universitária tem crescido a cada ano: em 2018, alcançou 54.034 estudantes, docentes e técnicos administrativos, aumento de quase cinco mil pessoas comparado a 2014. A maior parte do contingente era representado pelos discentes – são quase 48.045 alunos vinculados a 150 cursos de graduação, 91 de mestrado, 69 de doutorado, além de especializações diversas.

Gráfico extraído do Anuário Estatístico 2019, produzido pelo DPO. Arte adaptada: Camila Gentil/Secom UnB

 

Quanto ao perfil acadêmico, a maior parte dos discentes tinha entre 19 e 24 anos (26.913) e mais da metade (50,6%) era do sexo feminino. O anuário também registra a distribuição dos estudantes de acordo com a raça ou cor. Os autodeclarados pretos e pardos eram 47,3%; já os brancos representavam 37,7% dos estudantes; 13% não quis declarar raça ou cor; 1,4% se considerava de cor amarela e 0,4% eram indígenas.

 

Técnicos administrativos e docentes eram 3.171 e 2.818 da população universitária, respectivamente. Entre os docentes, 2.573 estavam ativos – 92,2% deles possuíam titulação como doutores. Em termos de qualificação, os técnicos administrativos com nível superior somavam 41%, enquanto de nível intermediário eram 56%.

 

ACESSO – É expressivo o número de ingressantes nos cursos de graduação e pós-graduação em 2018. Processos seletivos, como vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação Seriada (PAS) oportunizaram o acesso de 9.952 estudantes à Universidade. O interesse em avançar na qualificação acadêmica resultou na entrada de 2.192 universitários no mestrado e 933 no doutorado.

 

Para favorecer a permanência dos estudantes, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as políticas de assistência estudantil são pontos estratégicos. Desde a realização do registro acadêmico, assistidos pelo programa têm direito a isenção nas taxas de alimentação do Restaurante Universitário (RU). Mais de dois milhões de refeições foram servidas no RU em 2018, dessas, 645.253 foram totalmente subsidiadas.

 

Expandir sua influência a nível internacional tem sido uma das metas da UnB nos últimos anos. Um dos reflexos está na presença de estudantes estrangeiros de diversos países na instituição: 249 estavam na graduação e 143 nos programas de pós strictu sensu. Além de receber mais alunos do Brasil e exterior, a Universidade ampliou o número de diplomados na graduação e pós-graduação: em 2018, foram 7.441, maior quantitativo desde 1966. A série histórica registra mais de 153 mil formados pela instituição. 

Gráficos extraídos do Anuário Estatístico 2019, produzido pelo DPO. Arte adaptada: Camila Gentil/Secom UnB

 

PROJEÇÃO EXTERNA – A Universidade tem fortalecido a interação com a sociedade. Na extensão, esses esforços resultaram em 1.032 eventos de naturezas diversas, como congressos, palestras, mostras, mesas-redondas e oficinas, com participação de mais de 25 mil pessoas.

 

Serviços diversos têm contribuído para incrementar essa aproximação. Exemplo disso são os 24.193 atendimentos psicoterapêuticos oferecidos no mesmo ano à população do Distrito Federal pelo Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep).

 

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito, por sua vez, quase dobrou seus atendimentos de 2017 para 2018: passaram de 65 para 124. Espaço aberto à comunidade acadêmica e externa, a Biblioteca Central foi frequentada diariamente por 2 mil usuários, em média. 

Tabela extraída do Anuário Estatístico 2019, produzido pelo DPO. Arte adaptada: Camila Gentil/Secom UnB

 

Outro destaque do documento são os resultados alcançados nas avaliações externas. A UnB projetou-se como única instituição do Centro-Oeste a receber conceito cinco nos cursos de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgado em 2018 e referente a 2017. A avaliação mostra que 12 cursos de graduação receberam nota máxima (5) e 24 tiveram conceito 4. “Foi o ano com o maior resultado do Enade em todo o histórico anterior da Universidade”, frisa a decana Denise Imbroisi.

 

Na pós-graduação, a última avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mostrou avanços nos cursos de mestrado e doutorado. Dos 94 programas strictu sensu, cinco receberam conceito 7 e 17 alcançaram nota cinco – grupo com maior aumento em comparação à avaliação anterior.

 

O volume da produção intelectual bibliográfica, técnica e artística da instituição também impressiona. Contabiliza-se 534.254 produtos, entre artigos, apresentação de trabalhos, patentes, desenvolvimento de aplicativos, músicas e outros. 

Gráfico extraído do Anuário Estatístico 2019, produzido pelo DPO. Arte adaptada: Camila Gentil/Secom UnB)

 

METODOLOGIA – A coleta de dados é iniciada nos primeiros meses de cada ano, com a solicitação às unidades acadêmicas de levantamento para o Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Outros sistemas e bases da Universidade são utilizados para consolidação do anuário.

 

A decana Denise Imbroisi ressalta a importância da mobilização das unidades acadêmicas e administrativas para o fornecimento das informações, já que a compilação tem potencial de subsidiá-las na gestão de suas políticas. “Além da gestão superior, as unidades acadêmicas e administrativas também poderão trabalhar com esses dados e, com base neles, formular políticas internas, trabalhar resolução de como aplicar os recursos, observar quais áreas estão tendo melhorias e quais precisam avançar”, pontua.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.