ASSISTÊNCIA

Câmara de Assuntos Comunitários viabiliza ações para apoiar discentes  

 

 

A Câmara de Assuntos Comunitários (CAC) reuniu-se, em modo remoto, na última terça-feira (31) para elaborar ações emergenciais com vistas a garantir a alimentação de estudantes de baixa renda durante o período de interrupção das atividades acadêmicas da UnB, em razão da pandemia de coronavírus. Como resultado, a Universidade definiu que os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica receberão um auxílio alimentação emergencial, em caráter temporário.

 

Dadas as medidas de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19, assim que os estudantes receberem o auxílio, será suspenso o atendimento presencial nos restaurantes universitários, que têm distribuído marmitas ao público-alvo da política de assistência executada pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). Esta medida leva em consideração a necessidade de evitar aglomerações no restaurante, considerando, em especial, os trabalhadores terceirizados do RU.

 

"Precisamos de uma solução emergencial, que seja rápida, porque quem tem fome, tem pressa", enfatizou o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio. O decano lembra que quando estudante, dependeu da assistência estudantil para cursar a graduação e reconhece a importância e a necessitados de consolidação da política para quem precisa dela.

 

A medida busca atender a necessidade alimentar dos estudantes de graduação e pós-graduação contemplados com: Programa Bolsa Alimentação, Programa Moradia Estudantil de Graduação (PME-G) nas modalidades vaga e pecúnia, Programa Moradia Estudantil da Pós-graduação (PME-PG), Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec). Serão 2.500 bolsas, no valor de R$ 465 cada. As inscrições para o auxílio já estão sendo analisadas pela DDS, e o resultado sairá em breve. Daí em diante, a Universidade dependerá da agilidade do MEC, responsável pelo liberação de verbas.

 

OUTRAS AÇÕES –​ A administração superior também deliberou pela a duplicação do número de bolsas emergenciais para situações de vulnerabilidade extrema, programa tradicional do DAC, além de envidar esforços para auxiliar aqueles estudantes oriundos de outras localidades que desejem voltar para junto de suas famílias.

 

Os conselheiros da CAC concordaram que é necessário mobilizar as autoridades legislativas e executivas do país para disponibilizar mais recursos para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Entre outras ações, o Plano destina verba para garantir alimentação de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, dando a eles condições de segurança alimentar para continuar os estudos, em particular, durante a situação de emergência em saúde mundial.

 

A Câmara aprovou ainda uma ​nota,​ que será divulgada junto ao Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), parlamentares e administração central da UnB.

 

Leia mais: 

>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia de coronavírus

>> Nota do DAC sobre medidas adicionais além do auxílio alimentação emergencial

>> DDS/DAC mobiliza-se por auxílio-alimentação emergencial a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

>> Informe sobre suspensão do calendário acadêmico

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Especialistas orientam sobre medidas para proteger a população do coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave