NINGUÉM PRA TRÁS

Em evento on-line com transmissão aberta, Márcia Abrahão e decanos esclareceram dúvidas por mais de duas horas

Webinário já tem mais de 6 mil visualizações no YouTube da UnBTV. Imagem: Reprodução

Com um ápice de 1.319 pessoas conectadas on-line no canal da UnBTV no YouTube, o evento Conversa com a Reitora esclareceu a comunidade da UnB e a sociedade sobre a retomada de atividades na UnB em tempos de covid-19. Em pouco mais de duas horas, no fim de tarde desta quarta-feira (8), a reitora Márcia Abrahão e os decanos Adalene Moreira (Decanato de Pós-Graduação) e Sérgio de Freitas (Decanato de Ensino de Graduação) responderam a perguntas da organização e dos espectadores.

>> Reveja aqui a transmissão

As principais dúvidas dos estudantes giraram em torno da data do retorno das atividades acadêmicas e dos ajustes que deverão ser feitos na matrícula e nas disciplinas com a adoção do ensino remoto. Também na composição da mesa, o estudante André de Sá, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Centro Acadêmico de Direito (CADir), ressaltou que a UnB está ativa, mesmo com o calendário acadêmico suspenso: “Nossos pesquisadores têm feito um trabalho incansável”.

A reitora explicou que a decisão sobre datas é atribuição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), formado por representantes de todas as unidades e de todos os segmentos da Universidade. “Nossa principal preocupação neste momento é salvar vidas. Precisamos cuidar uns dos outros. Por isso, estamos debatendo a retomada com a comunidade, sempre com muita responsabilidade”, afirmou Márcia Abrahão. “Este momento é de união, solidariedade, empatia.”

Organizada pelo Decanato de Extensão (DEX) e com mediação da decana de Extensão, Olgamir Amância, e da estudante Luísa Valadares, do CADir, a live chegou a 5.977 visualizações. A ansiedade dos estudantes por informação ficou evidente nos comentários do chat.

“Estamos nos adaptando a essa nova normalidade, o que gera alguns problemas, sem dúvida”, disse o decano Sérgio de Freitas. “Mas as condições para uma retomada segura estão sendo construídas e pensadas dia e noite desde a interrupção do calendário de aulas.”

O decano de Ensino de Graduação garantiu aos estudantes que haverá flexibilização e que todas as decisões serão tomadas com “rigor e bom senso”, para não haver qualquer prejuízo didático-pedagógico e para ninguém ficar para trás. Sérgio de Freitas explicou ainda que muitas das respostas aos questionamentos estão na minuta de resolução apresentada para análise do Cepe pela administração superior, após consulta a toda a comunidade universitária.

“Alguns acham que o processo de retomada está lento demais. Outros dizem que está tudo rápido demais. A reitoria trabalha democraticamente para chegarmos a um consenso. O certo é que não podemos deixar o medo nos paralisar. Não estamos parados e não vamos ficar parados”, declarou Márcia Abrahão.

Outros dois encontros com a reitora serão realizados nas próximas duas semanas para conversas com os calouros da UnB e com estudantes do ensino médio que aguardam novas datas do vestibular e do PAS.

>> Saiba tudo sobre a retomada das atividades acadêmicas da Universidade de Brasília

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> Reitoria volta a discutir retomada do calendário com diretores

>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico