APOIO

Ferramenta já está disponível e possibilita comunicação mais rápida com parentes ou pessoas indicadas em situações urgentes

Contatos estarão disponíveis para uso de equipe do Decanato de Gestão de Pessoas somente em situações pontuais. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) disponibilizou uma nova ferramenta no Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (SIGRH) que possibilita o cadastro de contatos de emergência nas fichas funcionais do servidor. A novidade irá facilitar que equipe da unidade acione familiares de técnicos administrativos em caso de necessidade.

O recurso foi concebido em resposta à atual cenário epidemiológico, como forma de fortalecer o apoio institucional ao corpo técnico em situações críticas de saúde, por exemplo. "A pandemia do novo coronavírus alterou significativamente as rotinas de trabalho de toda a comunidade Universitária. Nesse contexto, as interações diárias entre os servidores da Universidade, o apoio entre colegas de trabalho e o suporte da chefia das unidades ficaram prejudicados e, em alguns casos, até mesmo inviabilizados", contextualiza a Decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

A gestora afirma que saber como o servidor está é de extrema importância em um momento como este. "Assim, surgiu a necessidade de disponibilizar aos servidores da UnB canal para registro de contato de emergência, com o objetivo de estabelecer a comunicação com parentes ou pessoas indicadas visando oportunizar apoio institucional, por meio das chefias do setor e unidades especializadas, em situações que se revelem urgentes", completa.

O diretor de Administração de Pessoas do DGP, Wilson Soares, reforça que a primeira e principal preocupação do decanato é com o bem-estar físico e mental dos servidores. "Este é mais um canal institucional com o objetivo de fornecer suporte ao servidor ou familiares nos momentos em que o apoio da UnB seja necessário", explica.

Wilson aponta algumas iniciativas oferecidas pela Universidade para promover a saúde entre os trabalhadores no atual contexto de pandemia. "Nesse sentido, há divulgação, pelos meios de comunicação institucionais, de orientações relativas à prevenção ao novo coronavírus e às melhores práticas para o desempenho do trabalho remoto, além de ações desenvolvidas pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQVT)", informa.

O processo para cadastrar os contatos de emergência é simples, podendo ser feito em poucos minutos pelo servidor no SIGRH. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

PASSO A PASSO –  Ao entrar no sistema, o servidor deve acessar o menu em solicitações. Ali, ele encontra o item solicitações eletrônicas e, clicando, visualiza, em seguida, o subitem realizar solicitação. Neste campo, serão colocadas as informações do contato de emergência, como nome completo, grau de parentesco, telefone, e-mail e endereço. Em seguida, o servidor deve preencher o próprio e-mail e telefone e clicar em solicitar.

Vale lembrar que as informações apresentadas pelo servidor por meio do SIGRH serão de uso exclusivo do Decanato de Gestão de Pessoas, somente em situações devidamente justificadas que configurem urgência ou emergência, nos casos em que não haja êxito no contato direto com o técnico.

A UnB QUEM FAZ É A GENTE – Diante do contexto de pandemia de covid-19, a UnB tem mobilizado diversas ações para acolher sua comunidade e apoiá-la no enfrentamento às adversidades impostas no atual cenário. É nesse sentido que foi idealizada a campanha institucional A UnB quem faz é a gente, estratégia de comunicação que busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar os segmentos universitários nestes novos tempos.

>> Conheça a campanha e saiba como se engajar

O enredo valoriza o componente humano, maior riqueza da UnB. E invoca o princípio de que a Universidade é feita por gente e para gente. Por isso, o cuidado com a vida e com o bem-estar das pessoas é o que conduz a instituição.