ADMINISTRAÇÃO

Docentes e técnicos participam de Semana de Ambientação, promovida pelo Decanato de Gestão de Pessoas

Reitora e equipe da administração superior apresentaram o funcionamento da Universidade aos novos servidores. Foto: Reprodução

Setenta e sete novos servidores da Universidade de Brasília começaram, nesta segunda-feira (26), uma Semana de Ambientação, com ciclo de palestras e oficinas. Docentes e técnicos administrativos foram recebidos pela reitora Márcia Abrahão e sua equipe em encontro on-line. A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, deu boas-vindas aos 40 professores e 37 técnicos que ingressaram na UnB entre junho de 2020 e junho de 2021. O empenho da Universidade em ampliar seus quadros mesmo em tempos de pandemia e trabalho remoto, visando oferecer sempre os melhores serviços à população, foi destacado.

Até a próxima sexta (30), os servidores entrarão em contato com temas e ações do cotidiano da Universidade: estrutura administrativa e acadêmica, gestão colegiada e instâncias decisórias, sistemas e plataformas, entre outros. "Essa programação tem o objetivo de despertar ainda mais interesse pela Universidade. Conheçam tudo o que a Universidade tem a oferecer, nos âmbitos profissional e cultural", conclamou o vice-reitor Enrique Huelva, ressaltando o esforço constante da instituição em integrar servidores e comunidade, aprimorando os relacionamentos na UnB.

"Estamos aqui para formar cidadãos qualificados, para fazer pesquisa de excelência e interagir com a sociedade que nos financia. Para isso, é importante conhecer a história da Universidade. Nela está a força para projetar o futuro", afirmou a reitora Márcia Abrahão na mesa de abertura. "Parabéns pela conquista e sejam bem-vindos. Na reitoria, vamos buscar todos os meios para que exerçam a função com sucesso e felicidade", acrescentou.

"A UnB veio para ser uma instituição transformadora da realidade." A partir dessa frase de Darcy Ribeiro, o assessor estratégico do Gabinete da Reitora, Benny Schvarsberg, resumiu aos servidores a rica história da Universidade, que completa 60 anos em 2022. Na primeira manhã do evento, os servidores também puderam conhecer um pouco da estrutura dos decanatos de Extensão (DEX), de Ensino de Graduação (DEG), de Pós-Graduação (DPG) e de Pesquisa e Inovação (DPI).

O servidor técnico-administrativo Juan Foryman Rodrigues agradeceu a acolhida: "Muito bom saber que fazemos parte agora desta comunidade". Juan disse também que, já com as primeiras informações recebidas sobre a UnB, era possível perceber "como estamos em algo muito maior". Além de reafirmar o orgulho de trabalhar na UnB, os decanos lembraram que, entre outras perspectivas, os técnicos têm a possibilidade de fazer pós-graduação e de coordenar projetos de extensão.

"Com criatividade e flexibilidade, mantemos a universidade pública, esse motor de mudança do mundo, essa fábrica de potencial mudança da sociedade", ressaltou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. Para o professor Alexandre Pilati, que representou o DEX no primeiro encontro com os servidores, tudo o que a UnB produz pode e deve estabelecer um diálogo com a sociedade: "a Universidade nunca está isolada das suas condições históricas e atuais".

Ainda nesta semana, os novos servidores conhecem mais do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema Integrado de Gestão (SIGUnB), sem os quais "nada funciona" na Universidade, como frisou a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes. Na próxima semana, de 2 a 6 de agosto, os servidores vão se dedicar exclusivamente à ambientação com o trabalho e o ensino remotos, em palestra e oficina sobre o Office 365. Para visualizar o cronograma completo, clique aqui.