NOVIDADE

Com o uso do PagUnB, é possível pagar taxas à Universidade de três formas. Gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, recurso foi adaptado à instituição

O PagUnB está disponível no site do Decanato de Administração. Ferramenta foi adequada à UnB pelo DAF, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Imagem: Reprodução

 

Com o intuito de facilitar às comunidades acadêmica e externa à UnB o pagamento de taxas em geral da Universidade, o Decanato de Administração (DAF) implementou recentemente o PagUnB. A ferramenta descomplica a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar inscrição em concursos, cursos de especialização e disciplinas como aluno especial, devolução de livros, impressão de diplomas, bem como para ressarcir o erário.

 

Antes, a única forma de pagar a GRU simples – documento instituído para o recolhimento das receitas de órgãos públicos, autarquias e fundações – era pelo Banco do Brasil. Com a novidade, o interessado pode usar chave Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. A ferramenta pode ser acessada na aba Solicitar Pagamento – PagUnB, no menu esquerdo da página inicial do DAFAinda é possível emitir a Guia no modelo antigo.

 

O componente de processamento de pagamentos digitais é uma adaptação do recurso PagTesouro, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O Decanato de Administração foi responsável por adequá-lo para uso na Universidade. Com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB), foi viabilizada a criação da página da ferramenta no site do DAF.

 

"O primeiro passo foi aderir a esse tipo de recebimento de recursos no SISGRU [Sistema de Gestão do Recolhimento da União], que é onde verificamos todos os ingressos de receita da Universidade. Feita a adesão, cadastramos um token para a UnB. Após isso, passamos a demanda à gestão do DAF, que solicitou apoio da STI", detalha o diretor de Contabilidade e Finanças do DAF, Márcio Bezerra.

 

Ele relata que a necessidade de incorporar o recurso à Universidade surgiu enquanto a equipe do setor pensava em melhorias nos processos da instituição. Em meio ao trabalho, apareceu demanda de um professor que precisava receber um recurso de parceiro para um projeto de pesquisa. A dificuldade na transferência do montante repercutiu nos esforços para implementação da ferramenta.

 

“O parceiro tinha apenas conta no Banco Itaú e não conseguia pagar GRU pelo Internet Bank. A outra alternativa era pagar em espécie no caixa do Banco do Brasil uma quantia relativamente alta. A situação casou e apressou a iniciativa de implantar o PagUnB", explica Márcio Bezerra.

 

COMO UTILIZAR – Com o PagUnB, o interessado não precisa informar o órgão que irá receber o recurso, como era necessário no preenchimento da GRU anterior. Os serviços que constam na plataforma da UnB já foram parametrizados para a instituição e o recurso já será direcionado à ela. 

 

Ao preencher a GRU, é preciso informar os dados pessoais do contribuinte, o mês que em está gerando o pagamento (mês da competência), a data de vencimento – no caso de inscrição, a data em que encerram as inscrições – e o valor principal a ser pago. Os códigos de serviço são listados na página, no link Veja os códigos. Embora não seja um campo de preenchimento obrigatório, o número de referência confere celeridade à identificação do recurso e destinação do pagamento. Ele pode ser obtido junto à unidade, ao departamento ou ao setor a que o pagamento se destina.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

**Matéria atualizada em 14 de setembro, para correção de informações.

 

Leia também:

>> Simulado prepara servidores para lidar com notificações de covid-19 na prática

>> Consuni aprova mudanças na atuação do Conselho Diretor

>> Restaurante Universitário reabre para estudantes da CEU

>> Atletas olímpicos que treinam na UnB se destacam nos Jogos de Tóquio

>> Destaque em estudos sobre o Cerrado, Programa de Pós-Graduação em Ecologia completa 45 anos

>> Universidades brasileiras caem no ranking Times Higher Education

>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias

>> Cepe define que unidades acadêmicas comecem a planejar oferta de disciplinas com presencialidade

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.