NOVIDADE

Com o uso do PagUnB, é possível pagar taxas à Universidade de três formas. Gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, recurso foi adaptado à instituição

O PagUnB está disponível no site do Decanato de Administração. Ferramenta foi adequada à UnB pelo DAF, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Imagem: Reprodução

Com o intuito de facilitar às comunidades acadêmica e externa à UnB o pagamento de taxas em geral da Universidade, o Decanato de Administração (DAF) implementou recentemente o PagUnB. A ferramenta descomplica a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar inscrição em concursos, cursos de especialização e disciplinas como aluno especial, devolução de livros, impressão de diplomas, bem como para ressarcir o erário.

Antes, a única forma de pagar a GRU simples – documento instituído para o recolhimento das receitas de órgãos públicos, autarquias e fundações – era pelo Banco do Brasil. Com a novidade, o interessado pode usar chave Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. A ferramenta pode ser acessada na aba Solicitar Pagamento – PagUnB, no menu esquerdo da página inicial do DAFAinda é possível emitir a Guia no modelo antigo.

O componente de processamento de pagamentos digitais é uma adaptação do recurso PagTesouro, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O Decanato de Administração foi responsável por adequá-lo para uso na Universidade. Com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB), foi viabilizada a criação da página da ferramenta no site do DAF.

"O primeiro passo foi aderir a esse tipo de recebimento de recursos no SISGRU [Sistema de Gestão do Recolhimento da União], que é onde verificamos todos os ingressos de receita da Universidade. Feita a adesão, cadastramos um token para a UnB. Após isso, passamos a demanda à gestão do DAF, que solicitou apoio da STI", detalha o diretor de Contabilidade e Finanças do DAF, Márcio Bezerra.

Ele relata que a necessidade de incorporar o recurso à Universidade surgiu enquanto a equipe do setor pensava em melhorias nos processos da instituição. Em meio ao trabalho, apareceu demanda de um professor que precisava receber um recurso de parceiro para um projeto de pesquisa. A dificuldade na transferência do montante repercutiu nos esforços para implementação da ferramenta.

“O parceiro tinha apenas conta no Banco Itaú e não conseguia pagar GRU pelo Internet Bank. A outra alternativa era pagar em espécie no caixa do Banco do Brasil uma quantia relativamente alta. A situação casou e apressou a iniciativa de implantar o PagUnB", explica Márcio Bezerra.

COMO UTILIZAR – Com o PagUnB, o interessado não precisa informar o órgão que irá receber o recurso, como era necessário no preenchimento da GRU anterior. Os serviços que constam na plataforma da UnB já foram parametrizados para a instituição e o recurso já será direcionado à ela.

Ao preencher a GRU, é preciso informar os dados pessoais do contribuinte, o mês que em está gerando o pagamento (mês da competência), a data de vencimento – no caso de inscrição, a data em que encerram as inscrições – e o valor principal a ser pago. Os códigos de serviço são listados na página, no link Veja os códigos. Embora não seja um campo de preenchimento obrigatório, o número de referência confere celeridade à identificação do recurso e destinação do pagamento. Ele pode ser obtido junto à unidade, ao departamento ou ao setor a que o pagamento se destina.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

**Matéria atualizada em 14 de setembro, para correção de informações.