INFRAESTRUTURA

Elaboração da proposta terá a participação de toda a comunidade da Universidade de Brasília

O grupo é composto por 11 professores de diferentes departamentos; dois professores eméritos; pelo secretário de Meio Ambiente, Pedro Zuchi; e pelo diretor do Ceplan/Infra/UnB, Bruno Guimarães. Imagem: Reprodução

A Universidade de Brasília constituiu, por ato da Reitoria, comissão para construir uma proposta de atualização do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro. A primeira ação da comissão será preparar um edital para convocação de estudos técnico-científicos que subsidiem a proposta. Ainda sem data, a chamada será lançada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI). A comissão reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira (14), em encontro on-line.

“Vamos priorizar o processo participativo e democrático com consultas à comunidade da UnB. Acreditamos que esse será um legado que esta administração deixará para a Universidade”, disse o presidente da Comissão, Benny Schvarsberg, assessor para assuntos estratégicos da Reitoria. Schvarsberg ressaltou que dividirá com a equipe do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer da Secretaria de Infraestrutura (Ceplan/Infra/UnB) a coordenação dos trabalhos da comissão.

Para auxiliar o trabalho do grupo, o diretor do Ceplan/Infra/UnB, Bruno Guimarães, apresentou um resgate histórico de documentos e estudos elaborados nas últimas décadas. “Ressalto a importância da participação de toda a comunidade na construção da proposta. Os usuários precisam ter o sentimento de integração com o espaço que experimentam”, afirmou o gestor.

O grupo é composto por 11 professores de diferentes departamentos, dois professores eméritos, pelo secretário de Meio Ambiente (Sema/UnB), Pedro Zuchi, e pelo diretor do Ceplan/Infra/UnB. A proposta servirá como instrumento de planejamento e gestão territorial, arquitetônica, urbanística e paisagística do campus. A comissão tem um ano para entregar o documento.

DEBATE – O professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB) José Carlos Córdova Coutinho relembrou a primeira experiência com estruturas pré-moldadas no Brasil, executada na Colina por João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé. “É um feito de importância nacional e faz parte da história da arquitetura brasileira.” Coutinho ressaltou ainda a responsabilidade da comissão. “Os prédios, como o Dois Candangos e o Minhocão, contam a história de violência e invasões que a UnB sofreu durante a ditadura. O campus Darcy Ribeiro é um patrimônio histórico do país”, disse.

A desarticulação e o isolamento entre as edificações do campus, como os prédios da Faculdade de Direito e da Faculdade de Tecnologia, foram temas do debate. O professor emérito da FAU/UnB Frederico Holanda disse que é preciso conectar esses espaços para que se tornem melhores, principalmente aos pedestres.

Os integrantes da comissão levantaram questões sensíveis para o campus, como paisagismo, a gestão de águas pluviais, a mobilidade, a ecologia, a ocupação do solo e a sustentabilidade. “A expectativa é que as ideias sejam contempladas nos estudos temáticos do edital”, detalhou o presidente da Comissão.