PARTICIPAÇÃO

Gestão do trabalho remoto, retorno às atividades presenciais e Casas de Cultura foram temas abordados pela equipe do DEX

Servidores discutiram demandas do Decanato junto a representantes da administração superior. Imagem: Reprodução

A reitora Márcia Abrahão participou, nesta terça-feira (19), de mais uma edição do Diálogos com a Reitora, encontro entre a administração superior e as equipes de unidades acadêmicas e administrativas da UnB. Desta vez, os convidados foram os servidores do Decanato de Extensão (DEX).

Com a presença on-line de mais de 50 pessoas, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, apresentou o panorama atual do decanato, incluindo os programas e projetos já realizados e os desafios previstos para o período que segue até 2024.

Um dos avanços citados por Amancia foi a curricularização da Extensão. “Avançamos muito e temos uma resolução referência para o Brasil no que diz respeito a este assunto, que é a menina dos nossos olhos”, disse.

CASAS DE CULTURA – A diretora de Difusão Cultural, Flávia Narita, chamou a atenção para a possibilidade de envolver outras unidades na realização de projetos nas Casas de Cultura administradas pela Universidade: Casa da Cultura da América Latina (CAL), Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) e Casa Niemeyer. "A gente já trabalha muito na questão da difusão, do fazer cultura. E agora queremos atuar na formação de público”, afirmou Narita.

PESSOAL – Uma demanda recorrente de diversos setores da Universidade é a necessidade de mais equipe de pessoal para a realização das atividades. O diretor de Comunicação, Divulgação e Informação em Extensão, Rogério Ferreira, destacou o empenho da equipe para executar as atividades do Decanato: “A Semana Universitária expressa o compromisso desse grupo que se dedicou de maneira intensa a essa construção".

A necessidade de equipe para desenvolver trabalhos também é uma realidade na Diretoria de Difusão Cultural. “Estamos sem museólogo na gestão das três Casas de Cultura, e isso é um problema”, lamentou Flávia Narita.

A reitora Márcia Abrahão concordou que essa é uma realidade em toda a UnB. “Mas temos uma política governamental de redução de servidores públicos e eu não vejo uma mudança no curto prazo, porque não vejo nem no Congresso Nacional nem no Ministério da Economia a disposição para alterar esse quadro”, enfatizou.

RETORNO PRESENCIAL – Questionada pela servidora Kely Pereira sobre as previsões sobre trabalho remoto e retorno das atividades presenciais, Márcia Abrahão informou que há normativos do Ministério da Economia e, mais recentemente, do Ministério da Educação solicitando que as universidades retornem à presencialidade.

“Nós vamos discutir uma nova circular do Ministério da Educação e vamos levar para o Conselho de Administração (CAD) uma minuta de resolução para o retorno gradual e seguro das atividades”, disse.

Sobre a implementação do trabalho remoto, a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, avisou que os setores receberão instruções sobre a programação destas atividades nos próximos dias.

“Devemos soltar, nas próximas semanas, resolução para que as equipes possam começar a se organizar, mesmo que ainda não tenhamos sistema já definido”, detalhou a decana. Tratativas com outras universidades estão sendo realizadas a fim de acelerar o processo de adequação do trabalho remoto ao SIGRH.