PLANO DE OBRAS

Instalação terá mais de 5 mil metros quadrados e será ao lado do HVetinho

Assinatura do contrato foi celebrada pela diretoria da FAV e por representantes da administração superior. Imagem: Reprodução/UnBTV

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB) vai ganhar um novo prédio ao lado do Hospital Veterinário para Animais de Pequeno Porte (HVetinho). A edificação, que custará R$ 21 milhões, tem previsão para ficar pronta em até 18 meses.

“Com a assinatura do contrato, a UnB reafirma o seu compromisso com seus objetivos centrais como instituição pública, de ensino, gratuita e de altíssima qualidade, mesmo nesse momento de tantas dificuldades orçamentárias”, disse o vice-reitor Enrique Huelva durante a cerimônia virtual, na sexta-feira (14).

Huelva ressaltou a importância de valorizar o espaço de saber e prática da FAV, a partir da construção de uma nova sede. “Nós estamos projetando o futuro dos profissionais e da ciência praticada pela FAV, com a dimensão estruturante e estratégica que essas áreas têm para o nosso país.”

Neste ano, são comemorados os 25 anos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 55 anos do curso de Agronomia, 25 anos da graduação de Medicina Veterinária e 12 anos do curso de Gestão de Agronegócios. “Essa sede é um desejo antigo. Essa nova instalação vai trazer a segurança e a paz que a gente precisa para continuar produzindo ciência e informação de qualidade”, comemorou a diretora da FAV, Simone Perecmanis.

Para ela, a localização do novo prédio proporcionará tranquilidade nos trajetos que a maioria dos servidores e alunos realizam cotidianamente. A FAV conta com 73 servidores técnicos, 95 docentes, 1.576 estudantes de graduação e cerca de 400 de pós-graduação. São três cursos de graduação e cinco de pós-graduação. “Agradeço a confiança que a UnB deposita na FAV com essa nova sede para que a gente possa produzir mais”, disse.

INSTALAÇÕES – O prédio de 5.448,83 metros quadrados vai comportar um auditório para 87 pessoas, 42 salas de docentes, salas para as áreas administrativas da graduação e da pós-graduação, três salas de aula para 40 alunos, cinco laboratórios, sala para defesa de trabalhos, três salas de reunião, centro de documentação, três espaços para os Centros Acadêmicos, além de ateliê, copas, sanitários e sala de múltiplo uso para 42 estudantes.

“Será um espaço de integração das atividades administrativas e acadêmicas, que atualmente encontram-se dispersas”, explicou o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias. Desde 2020, a Universidade realiza licitações pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Na obra da FAV, a modalidade permitiu um desconto de 12,2% no valor. A empresa GM Engenharia e Construções executará o serviço.

Confira a cerimônia de assinatura do contrato da obra: