ÓRGÃOS COLEGIADOS

Sem votos contrários, decisão do Conselho de Administração vale para o ingresso em todas as edificações acadêmicas e administrativas

Após discussão junto aos diretores de unidades acadêmicas e centros, exigência do comprovante de vacinação completa em todos os prédios dos campi foi deliberada por conselheiros do CAD. Imagem: Reprodução/UnBTV

Por 47 votos favoráveis e duas abstenções, o Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou na manhã desta quinta-feira (27) a ampliação da exigência do comprovante de vacinação completa contra a covid-19 para acessar as edificações acadêmicas e administrativas nos quatro campi e nas demais unidades da Universidade.

A decisão do CAD altera o artigo 13 da Resolução 051, de 22 de novembro de 2021. A medida passa a valer em 11 de fevereiro, 15 dias após a publicação efetivada nesta quinta-feira (27). Até a entrada em vigor, a apresentação do comprovante permanece válida para ingresso no Restaurante Universitário (RU) e na Biblioteca Central (BCE), ambos no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

>> Circular do GRE detalha como funcionará a verificação dos comprovantes de vacinação

>> Circular do Ccar orienta quanto à implementação da exigência de comprovante de vacinação na UnB

“Com a nossa comunidade praticamente toda vacinada, essa decisão aumentará a sensação de segurança de todos e incentivará, inclusive, a procura pelas doses de reforço”, avalia a reitora Márcia Abrahão.

"Trata-se de celebração bastante significativa do acolhimento da ciência para tomarmos nossas decisões e da nossa preocupação com a saúde coletiva. São caminhos que valem a pena ser trilhados", disse o diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero.

Além do ingresso em todas as edificações acadêmicas e administrativas da UnB condicionado à apresentação de comprovante de vacinação, a alteração diz que “os conselhos das unidades acadêmicas ou dos centros vinculados à reitoria e as unidades administrativas, quando estritamente necessário, podem deliberar por não permitir a participação em atividades específicas, executadas fora da universidade, como estágios, trabalhos de campo e viagens, daqueles que não estejam completamente vacinados contra a covid-19”.

"Para nossa unidade, é uma decisão importante, porque não ficamos apenas no Darcy Ribeiro ou na Fazenda Água Limpa. Nossos professores levam estudantes a campo e essa exigência nos dará ainda mais segurança", afirmou a diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Simone Perecmanis.

O novo texto do artigo 13 também detalha que vacinação completa são "todas as doses disponibilizadas no Distrito Federal para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço, em conformidade com o cronograma de vacinação especificado pelo Governo do Distrito Federal". Em breve, a reitora e o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) divulgarão orientações complementares para o cumprimento da resolução.

Confira a 412ª reunião do CAD: