COMUNIDADE

Diversidade da comunidade acadêmica e procedimentos padrão para diversas situações foram os temas do curso para quase 200 vigilantes

Palestra Acolhimento e diversidade foi ministrada pela Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca). Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

“Quando eu falo a palavra acolhimento, o que vocês pensam?”, questionou a psicóloga Juliana Caixeta, na palestra sobre empatia com a diversidade ministrada para os vigilantes da Universidade de Brasília (UnB). A capacitação contemplou os profissionais terceirizados e incluiu ainda palestra técnica sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), que constam no Manual de Procedimentos de Segurança da UnB.

O treinamento e o manual são fruto de ações do Comitê Permanente de Segurança da UnB, que desenvolve e coordena a política de segurança da Universidade em sintonia com diversas unidades. “Foi mais um esforço multidisciplinar para buscar a melhoria do trabalho dos nossos vigilantes. O intuito é acolher a nossa comunidade de maneira adequada e aumentar a segurança de todos”, explicou o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do comitê.

As ações que o comitê vem desenvolvendo incluem adoção de cadeiras de observação nos estacionamentos, corredores de segurança para pedestres, instalação de câmeras de videomonitoramento, revisão de iluminação interna e externa, podas de árvores, entre outras.

Cerca de 200 vigilantes passaram pela capacitação na sexta (24) e no sábado (25). Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Os quase 200 vigilantes presentes receberam o manual, fruto do trabalho do Comitê Permanente de Segurança da UnB, que traz diretrizes sobre questões básicas, como uniformização, escalas e descrição de atividades, além de tratar de informações técnicas que otimizam a segurança da UnB e definem procedimentos de comunicação, atendimento, abordagens e registro de ocorrências. A palestra Acolhimento e diversidade foi ministrada pela Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca), da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

“É importante que todos vocês revisitem o manual sempre que as dúvidas surgirem. A Universidade agradece muito toda a dedicação de vocês que garante o cuidado e a segurança da nossa comunidade”, disse o prefeito dos campi, Valdeci Reis, durante a abertura da primeira turma, na sexta-feira (24). Os vigilantes terceirizados foram divididos em quatro turmas e concluíram a capacitação entre sexta e sábado (25). Os efetivos, do quadro da UnB, passarão pelo treinamento em breve.

O vigilante Paulo Henrique Dias disse que o curso acrescentou informações importantes para aprimorar a relação com o público diverso da Universidade. “A UnB é grande e movimentada, não é fácil manter a segurança dos alunos da maneira que eles merecem. É importante aprendermos lidar com cada um, sem constrangimento, para que as pessoas se sintam seguras. O fato de você estar ciente do que está fazendo faz com que você se sinta mais seguro em abordar as pessoas e as pessoas se sintam mais seguras dentro da Universidade”, disse.

A vigilante Jordânia Pereira, que trabalha há 16 anos na UnB, comentou que a capacitação trouxe também a oportunidade de trocar experiências com outros colegas de trabalho. “É sempre bom aprender e poder conversamos sobre o papel da segurança. Estamos na linha de frente e precisamos saber acolher e ajudar o público.”

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), que constam no Manual de procedimentos de segurança da Universidade, foram apresentados pelo servidor da Diretoria de Segurança (Diseg/UnB) Roger Escalante. “Todos eles se sentiram parte da Universidade e o mais importante que deu para percebermos foi a felicidade em se sentirem incluídos na comunidade da Universidade. Falamos para eles sobre inclusão e acolhimento e eles também se sentiram incluídos”, concluiu.