HOMENAGEM

Sete engenheiras civis, químicas e agrônomas e uma geocientista foram agraciadas

Reitora Márcia Abrahão posa junto às demais homenageadas. Foto: Crea-DF

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) comemorou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia na noite desta quinta-feira (30), no Clube da Engenharia de Brasília, em que homenageou sete engenheiras e uma geocientista. Entre as oito agraciadas, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, foi a única geóloga da lista.

“É uma honra estar entre tantas mulheres engenheiras e ser a única geocientista homenageada. Na Universidade de Brasília, temos alguns projetos que incentivam a presença de meninas e mulheres nas engenharias. Temos feito um esforço neste sentido. Precisamos incentivar cada vez mais as nossas meninas que cursem as engenharias e as ciências exatas”, disse a reitora.

Criado pela Women’s Engineering Society (WES), do Reino Unido, com o objetivo de fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando nas diversas modalidades da profissão, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi incluído no calendário oficial do Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). A data da comemoração oficial é 23 de junho.

Além do Sistema Confea/Crea, ofereceram a homenagem o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), o Clube de Engenharia de Brasília (CEnB), com o apoio da Mútua-DF, Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae) e entidades regionais.

Confira a relação das homenageadas:

 

• Ivonice Aires Campos Dias, secretária de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania - Engenheira Química;

• Lídia Manuela Duarte Santiago, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP - Engenheira Química;

• Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB - Geóloga;

• Maria de Fátima Ribeiro Có, presidente do Crea-DF - Engenheira Civil;

• Marjorie Stemler da Veiga, diretora técnica de Agronomia do Clube de Engenharia de Brasília (CENB) - Engenheira Agrônoma;

• Tereza Christina Coelho Cavalcanti, vice-presidente do Sindicato da Indústria e da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF) Engenheira Civil;

• Tereza Cristina Correa da Costa Dias, Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Engenheira Agrônoma;

• Zélia Maria Juvenal dos Santos, presidente de CREA no Brasil - Engenheira Civil.

 

 

Leia também:

>> SBPC Jovem aposta na interatividade para atrair estudantes e famílias à ciência

>> Congresso na Unifesp debate legado de Darcy Ribeiro

>> Servidora Francisca das Chagas recebe Mérito Universitário

>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi

>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.