Dança Negra Contemporânea


Auditório Gonzaguinha da CAL 19:00 - 20:30:00 01/06/2016 - 01/06/2016

Resgatar e difundir a cultura negra, conscientizar os participantes dos conceitos, valores e simbologia das tradições que envolvem as matrizes afro-brasileiras e oferecer uma atividade recreativa, criativa e democrática aos participantes do evento são alguns dos objetivos da oficina de Dança Negra Contemporânea que será ministrada pelo dançarino e coreógrafo Julio Cesar, no dia 1º de junho de 2016, no Auditório Gonzaguinha da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL).

 A oficina vai abordar tópicos como Simbologia, ritmos e lendas de matrizes africanas; Introdução à história da dança negra; a Lei nº 10.639/03, com a inclusão nas escolas da temática História e cultura afro-brasileira; A dança negra como expressão e manifestação da cultura; Aspectos da dança negra, além de aquecimento, alongamento, movimentação e sequencias coreográficas. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas (20 vagas). Os interessados podem se inscrever presencialmente, na secretaria da própria CAL (sala 103), ou pelo e-mail cal@unb.br.

 Com poucos praticantes no Distrito Federal e Entorno, a moderna dança negra vem sendo difundida por meio de projetos sociais e educacionais, em estúdios de dança e academias. Como manifestação da expressão cultural negra, essa dança tem o potencial de difundir as tradições e a história do país, fortalecendo a identidade brasileira.

Dança Negra Contemporânea