Fórum de Produtores Culturais na UnB


Área 1 - Auditório do Instituto de Artes (IDA) 18:00 - 00:00:20 05/05/2016 - 05/05/2016

Abrindo as palestras do mês de Maio, no dia 5 contaremos com a presença de Ana Terra. A artista falará da sua obra como compositora, de sua participação durante décadas em políticas públicas para a música e sobre o projeto “Sistema Criativo para a Música Brasileira”. Esta última é uma iniciativa autossustentável de formação de redes com conceitos desenvolvidos pela ótica da economia criativa para a área musical. Com sua experiência nos bastidores do mundo da música, desenvolveu esta proposta que vem apresentando por todo o Brasil em palestras do setor.

Compositora profissional desde 1975, tem cerca de 200 gravações de obras musicais com letras de sua autoria, como Elis Regina - “Essa Mulher”, “Pé sem Cabeça”, “Sai Dessa”. Milton Nascimento e Nana Caymmi - “Meu Menino”. Maria Bethânia -“Da Cor Brasileira. Emílio Santiago - “Ensaios de amor” e “É só uma canção”. Barão Vermelho e Ângela Rô Rô - “Amor meu grande amor”. Elton Medeiros - “Virando Pó”, “Direito à vida”, “Mãe e Filha”. Sueli Costa e Lucinha Lins - “Insana”, “Minha Arte”. Dori Caymmi, Leila Pinheiro e Renata Arruda - “Essa Mulher”. Lisa Ono - “Os dois”, “Eu sou carioca”, “Diz a Ela”, “Essência”. Mart’nália - “Sai Dessa”.

Ao lado da criação artística, Ana Terra atua como ativista política participando do movimento independente das artes, da implantação do canal comunitário de Niterói, dos fóruns de música, do Colegiado Setorial de Música/MinC como representante da Região Sudeste. Publicou os livros Letras e Canções (poesia) e Estrela (prosa). Produz e dirige audiovisuais e tem peças de teatro inéditas. Em 2004 foi tema do documentário Ana Terra, do cineasta Luiz Rosemberg Filho. É sócia fundadora da "Casa do Músico".