EXTENSÃO

Programação da Semana Universitária tem mais de 300 atividades e show de encerramento com Ellen Oléria

Oficinas, cursos, seminários, palestras e outros eventos movimentam a 16ª Semana Universitária, que ocorre de 24 a 27 de outubro na Universidade de Brasília. Entre os destaques, o 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º do Distrito Federal receberá mais de dois mil trabalhos de pesquisa de alunos da UnB e de outras instituições de ensino do DF no Centro Comunitário Athos Bulcão.

As atividades começam na segunda-feira (24) pela manhã, mas a abertura oficial será às 16h, no Anfiteatro 9. O Projeto Pés, grupo de teatro e dança para pessoas com deficiência, fará apresentação especial. Depois, uma roda de conversa debate o tema Diversidade, com a participação de Rafael Tursi, criador do Projeto Pés; Sílvia Badim, coordenadora de direitos da mulher da Diretoria de Diversidade da UnB; Lucimara Cavalcante, fundadora da Associação Internacional Maylê Sara Kalí; Nelson Inocêncio, pesquisador da história da arte, cultura visual e das relações raciais; e Tatiana Lionço, ativista do movimento LGBT.

Outra atividadade é a Mostra de Cursos de Graduação, que reúne mais de quatro mil estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal entre os dias 25 e 27 de outubro, nos Pavilhões João Calmon e Anísio Teixeira. O objetivo é expor os cursos oferecidos na Universidade, apresentar o perfil profissional e tirar dúvidas. Já a Exposição Pôster de Projeto e Programas de Extensão receberá 300 posters de bolsistas e não bolsistas de projetos de extensão, com o objetivo de divulgá-los, entre os dias 24 e 26 de outubro, no Saguão da Reitoria.

O Hospital Universitário de Brasília também participa do evento com a XIV Feira de Saúde, no Pavilhão Anísio Teixeira, para promover a difusão do conhecimento sobre prevenção de doenças e construir práticas mais adequadas em promoção de saúde. Outra iniciativa é a Feira do Programa Inglês Sem Fronteiras, no BAES, com ações para divulgar o programa. Haverá atividades em inglês, como a Feira de Halloween, Caça ao Tesouro e um workshop sobre linguagem homofóbica. Para quem curte o mundo eletrônico, uma mostra no Departamento de Ciência da Computação vai exibir os jogos digitais criados em disciplinas.

Já no dojô do Centro Olímpico, a Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres, nos dias 25 e 26, orientará as participantes no combate a tentativas de controle ou domínio. É recomendado que as interessadas usem roupas de ginástica e cabelo preso. Outra oficina destinada ao público feminino é Computação também é coisa de menina, no auditório do Departamento de Computação, que busca apresentar a área para alunas do Ensino Médio. A oficina Drag King: masculinidade em mulheres tem como objetivo ressignificar os estereótipos de masculinidade, com debates e exercício performativos.

A Semana Universitária ainda receberá em sua programação algumas semanas acadêmicas, como a III Semana de Geociências, com minicursos, palestras, mesas-redondas, e a 1ª Feira de Empresas, com empresas juniores ligadas ao Instituto de Geociências. A Semana Acadêmica de Engenharia Florestal (Semaflor) terá uma feira de oportunidades, debates, minicursos e palestras. A Semana Escala – de Arquitetura e Urbanismo – trará cursos, oficinas, workshops, entre outras atividades. Além dessas, ocorrem a XI Semana da Física e a Semana do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Na Faculdade de Ceilândia, a mostra de abertura da Semana será na segunda-feira (24), a partir das 9h, com apresentações de projetos de extensão representando os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional e do Colegiado de Bases da Faculdade de Ceilândia, seguida de mesa-redonda para debate sobre as fortalezas e desafios da extensão na FCE.

No dia 27 de setembro, a cantora Ellen Oléria fará um show gratuito, às 20h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, apresentando seu quinto disco, Afrofuturista, lançado em abril deste ano. O novo trabalho traz uma mistura de ritmos brasileiros, como o samba, forró, carimbó, afoxé e o maracatu, com timbres e arranjos contemporâneos. O repertório traz canções autorais e de outros compositores da MPB.

INSCRIÇÕES – Várias exposições, palestras e mostras não precisam de inscrição. Mas a maior parte das oficinas, cursos e minicursos, sim. Para se inscrever, clique no link e faça seu cadastro. Com o cadastro completo, é necessário acessar outro link e, na oferta de extensão, selecionar Semana Universitária no campo Tipo Ação, com limite à data de realização entre 24/10/2016 e 27/10/2016. Outros esclarecimentos em: Dúvidas no primeiro acesso?. Os professores devem liberar seus estudantes para participar da Semana.