DEBATE

Democratização das comunicações é principal pauta do evento que começa nesta sexta-feira (26). DEX e FAC são parceiros na realização

Encontro será dividido em três dias, sempre no campus Darcy Ribeiro. Arte: Divulgação

Fortalecer o debate sobre o direito à comunicação e a liberdade de expressão no Brasil e estimular a atuação social na formulação de políticas públicas para a área. Esse é o foco do 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que tem início nesta sexta-feira (26) e se estende até domingo (28). O evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores, artistas, comunicadores e representantes de entidades e movimentos sociais no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. As inscrições para participação estão abertas até as 16h do dia 26 de maio, pelo site do evento.

Organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o encontro, considerado um dos maiores do país envolvendo a temática, tem nesta edição a parceria do Decanato de Extensão e da Faculdade de Comunicação da UnB. A iniciativa também marca o calendário das comemorações dos 55 anos da UnB.

Conferências e painéis temáticos integram a programação, que se centralizará em assuntos relacionados à democratização das comunicações. Entre eles, a construção de um marco regulatório democrático para a mídia, os desafios da radiodifusão comunitária, o fortalecimento da comunicação pública, a diversidade na mídia e a liberdade de expressão e o direito à privacidade na internet.

>> Confira a programação

Diretor da Faculdade de Comunicação e um dos debatedores, Fernando Oliveira Paulino destaca o histórico da UnB no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas às políticas de comunicação, com impacto dentro e fora do país. Para o docente, a recepção do encontro pela Universidade demonstra o reconhecimento da atuação na área ao longo de décadas, além do estímulo ao “diálogo entre militantes, pessoas interessadas no tema e pesquisadores num momento em que tem sido percebida a centralidade dos processos comunicativos na convivência social, política e cultural”, afirma.

Os professores da FAC Murilo Ramos, Janara Sousa, Dácia Ibiapina e Elen Geraldes também são alguns dos nomes à frente das atividades. Está confirmada ainda a presença do cineasta Joel Zito Araújo e do jornalista Paulo Henrique Amorim.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, considera que a oportunidade abre espaço para diálogo com a comunidade acadêmica sobre a dimensão pública e cidadã da comunicação. “Entendemos que é papel da Universidade oportunizar a produção de reflexões críticas acerca dos grandes temas nacionais e internacionais. Nesse sentido, debater a democratização da comunicação é essencial”, acredita ela.

DELIBERAÇÕES – Durante a terceira edição do encontro, a FNDC também realizará sua 20ª Plenária Nacional, no dia 28 de maio. Entidades nacionais filiadas e comitês regionais do FNDC poderão indicar delegados e delegadas, de acordo com as regras gerais aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Fórum, que terão direito a participar das deliberações da plenária.