MEIO AMBIENTE

Pesquisadores da UnB e de outras instituições reúnem-se em Alto Paraíso para divulgar estudos e ações produzidos na região

 

Brigadista tenta apagar incêndio na Chapada dos Veadeiros Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

 

O incêndio que atingiu a Chapada dos Veadeiros – importante área de proteção ambiental do país –, em outubro deste ano, será um dos temas debatidos no V Encontro de Pesquisadores da região, que acontece entre 16 e 19 de novembro, em Alto Paraíso de Goiás. Promovido pelo Centro UnB Cerrado e pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o evento está com inscrições abertas para ouvintes até 15 de novembro. A programação é gratuita.

 

O incidente na área é considerado um dos maiores no Brasil em unidades de conservação. Mais de 60 mil hectares – cerca de 26% da reserva ambiental – foram devastados pelo fogo em quase duas semanas. Há suspeitas de que as chamas tenham sido provocadas intencionalmente.

 

Por isso, o coordenador do encontro e diretor do Centro UnB Cerrado, André Cunha, enxerga o momento como oportuno para integrar esforços na preservação do local. “Neste ano, estamos direcionando a discussão no intuito de fortalecer estratégias para recuperação da Chapada, unindo ações de diferentes setores”, afirma.

 

O assunto receberá maior atenção ao longo da programação. Duas mesas-redondas discutirão com a sociedade civil como se deu a mobilização de recursos e voluntários para combate ao incêndio, já controlado. Também será traçado um plano estratégico de ação para identificar ações prioritárias de pesquisa, com base na demandas geradas pela recente ampliação da área do Parque e no episódio da queimada.

 

“Vamos congregar esforços para monitorar fauna, flora e recursos hídricos, e para entender melhor a recuperação da Chapada pós-incêndio”, detalha Cunha. O último dia da programação será dedicado exclusivamente à apresentação de seminários sobre manejo integrado do fogo. 

Mesa temática sobre biodiversidade e geodiversidade, com o professor Renato Caparroz (IB). Foto: Divulgação/Centro UnB Cerrado

 

Além de refletir sobre temáticas atuais, o evento é um espaço para difusão de conhecimentos diversos e para diálogo com a sociedade sobre pesquisas e ações de ensino e extensão realizadas na Chapada dos Veadeiros pela UnB e por outras instituições brasileiras.

 

Atividades diversas, voltadas a conservação ambiental, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, questões socioambientais, manejo e paisagem terão a participação de cientistas, acadêmicos, comunidade local e gestores públicos. Estudantes de graduação e pós-graduação também poderão apresentar trabalhos desenvolvidos na região.

 

 

Confira matéria da UnBTV sobre a ação do Centro UnB Cerrado no combate ao recente incêndio na Chapada:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.