ARQUITETURA

Proposta vencedora privilegia jardins, ícones do maior prédio do campus Darcy Ribeiro

A comunidade universitária do campus Darcy Ribeiro conheceu, na manhã desta quinta-feira (19), o projeto vencedor do concurso de reordenamento dos comércios nas entradas do ICC. Iniciada em novembro de 2017, a seleção considerou seis propostas.

A ideia vencedora, coordenada pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, Erica Mitie, propôs recriar espaços de convívio preservando as paisagens visuais já existentes no Minhocão.

Quesitos como a capacidade de articulação do plano com os fluxos do ICC, o diálogo entre a intervenção proposta e a linguagem arquitetônica estabelecida no prédio, além dos aspectos funcionais relativos às atividades já existentes foram considerados na avaliação dos projetos.

“Agradeço aos participantes, que souberam unir em seus projetos o que a UnB já fez e aquilo que ainda irá fazer”, elogiou a reitora Márcia Abrahão.

O júri que escolheu a proposta vencedora foi formado por uma professora da FAU, uma representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), uma representante do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (Sinarq-DF), uma representante discente e um representante dos permissionários.

Além do trabalho principal, teve destaque o projeto coordenado pela professora Cynthia Nojimoto, da FAU. A proposta recebeu menção honrosa pelo caráter efêmero da construção, leveza da estrutura e ideia de ocupação dos jardins como forma de vivência.

Por falta de recursos orçamentários, o projeto vencedor ainda não tem data para começar ser implementado nos espaços do ICC.