COMUNIDADE

Oficinas de trança, de turbante e de dança são destaques da programação. Feira de produtos africanos é novidade

Semana da África 2017 foi referência para construção da edição 2018. Foto: Rogério Almeida/INT

Muitas cores vibrantes prometem animar a Semana da África na UnB em 2018. Com atividades culturais e acadêmicas, o evento começa na terça-feira (19) e segue até domingo (24). A iniciativa é uma parceria da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) com estudantes africanos do Programa Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que se engajam em realizar uma grande mostra sobre seus países.

“Traremos elementos da cultura de diversas nações africanas. O intuito é apresentar à comunidade as características e as particularidades de cada um, desconstruindo a ideia de unidade que muitos têm da África”, conta Rogério Almeida, coordenador do PEC-G. A Semana da África 2018 é um dos projetos contemplados com recursos do edital de arte e cultura nos campi, promovido pela Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC) da UnB.

>> Veja a galeria de fotos da Semana da África na UnB 2017

Nesta edição, alunos de escolas públicas foram convidados para participarem das mesas e palestras. “Assim, essa desconstrução irá ultrapassar as barreiras da UnB e colaborar para que essa nova geração cresça sabendo que a África é um continente cheio de belezas, com 54 nações independentes, cada uma com sua cultura, costumes e história”, completa o coordenador.

No dia 19, a Faculdade UnB Gama (FGA) recebe desfiles, encenações teatrais e apresentações de dança, às 12h no Restaurante Universitário. No dia 22, será a vez da Faculdade de Ceilândia. No campus Darcy Ribeiro, as mesmas atividades acontecem no dia 21, no ICC Sul. Além disso, será possível conferir palestras, ir a feiras de produtos e a oficinas. Para obter certificados de participação das palestras, é necessário realizar inscrição prévia no Sistema de Extensão (Siex).

O encerramento é no dia 24, domingo, com o Torneio de futsal das nações africanas, no Centro Olímpico da UnB. As inscrições de equipes estão encerradas, mas espectadores da comunidade universitária são esperados na torcida. “Vamos tentar transmitir o máximo de alegria e cultura para todos. Não percam o evento, porque esse ano promete, vai ser mais lindo ainda!”, convida a estudante cabo-verdiana Ariana Rodrigues, uma das organizadoras da semana temática.

Ariana também elege como destaque da programação a roda de conversa dos estudantes africanos, na quinta-feira (21), às 16h, no anfiteatro 10 do ICC. Todas as atividades são gratuitas e estão abertas ao público externo e interno da UnB. As oficinas de trança, dança e turbante abrem as inscrições por ordem de chegada, alguns minutos antes do evento.

>> Acesse aqui a programação completa da Semana da África na UnB 2018