PESQUISA

Inscrições para o Programa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação começam no dia 9. Pela primeira vez, iniciativa integra projetos de pesquisas e empresas incubadas

Edital do Pibiti tem novidades para incluir oportunidades de atuação junto a empresas em estágio de incubação. Arte: Secom UnB

Estudantes da Universidade de Brasília têm uma oportunidade a mais de se aproximarem do universo da pesquisa, da tecnologia e da inovação. De 9 a 16 de julho, estarão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Desta vez, haverá possibilidade de também ter vivências relacionadas ao mercado.

O edital traz como novidade a integração dos projetos de pesquisas com empresas incubadas ou em incubação. Para isso, o documento prioriza parcerias com empreendimentos vinculados à Multincubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB e ao Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB, ambas integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade.

“A mudança fortalece tanto o Pibiti quanto as empresas incubadas”, avalia o diretor de fomento do Programa de Iniciação Científica (ProIC/DGP), Sérgio Granemann. “Quanto mais apoio a produtos que possam ser lançados, testados e absorvidos pela sociedade, maior contribuição será dada para a sobrevivência dessas novas empresas. Os acadêmicos ganham com a oportunidade de inovar e desenvolver tecnologia”, acrescenta o docente. Apesar da preferência indicada em edital, é possível firmar acordos com empresas de fora da Universidade.

O diretor explica que a mudança foi incentivada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta é agregar fatores que propiciem inovação e desenvolvimento tecnológico – particularidades do programa em relação aos demais ofertados pelo ProIC. "Vamos estimular competências empreendedoras e contribuir para integrar os estudantes ao mundo do trabalho”, indica Granemann.

COMO PARTICIPAR – As inscrições para o Pibiti devem ser realizadas pelos docentes interessados em orientar pesquisas. O caminho indicado para estudantes é procurar informações sobre quais professores submeterão propostas ao programa na secretaria do departamento ou do instituto de interesse. O docente é quem seleciona e indica o estudante, vinculando-o à proposta de pesquisa. Podem participar alunos de qualquer instituição de ensino superior, desde que devidamente matriculados em disciplinas de graduação. Para o corpo docente, o vínculo com a UnB é indispensável.

No ato da inscrição, o professor cadastra o resumo do projeto de pesquisa, que deve conter problemas e objetivos, justificativa, metodologia e bibliografia básica. Também deve ser inscrito o plano de trabalho de cada estudante vinculado ao projeto. Na seleção são avaliados mérito científico e tecnológico da proposta, perfil do orientador e do aluno, entre outras exigências.

Para que as propostas inscritas tenham relação com as demandas das empresas incubadas, o edital traz uma lista de temas sugeridos, um exemplo é o desenvolvimento de tecnologias para a área de saúde e novos princípios ativos para doenças crônicas. Além das linhas sugeridas, outras temáticas podem ser investigadas. “As propostas devem estar relacionadas à melhoria ou ao desenvolvimento de uma tecnologia, produto, serviço ou processo existente, de acordo com o ciclo operacional do negócio da empresa parceira. Isso nos ajudará a avaliar se realmente houve inovação tecnológica”, esclarece Granemann.

O diretor informa ainda que a UnB solicitou ao CNPq 50 bolsas para o programa. “O processo está sendo avaliado e o resultado deve sair no final de junho. Na ocasião, a UnB informará a quantidade de bolsas que poderá oferecer em contrapartida." As bolsas serão distribuídas por ordem de classificação e o auxílio será de R$ 400 mensais.

PROIC – O Programa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica de estudantes e prepará-los para o ingresso na pós-graduação; é fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem contrapartida da UnB e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

São publicados quatro editais a cada ano: Programa de Iniciação Científica (Pibic), Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF), Programa de Iniciação Científica para Ensino Médio (Pibic-EM) e Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O Pibiti é o único com edital aberto no momento. As inscrições para o Pibic-EM foram encerradas em junho; para o Pibic e o Pibic-AF, em maio. Os resultados destes dois últimos devem ser divulgados nas próximas semanas. Todos os programas têm vigência de agosto deste ano a julho de 2019.

SERVIÇO – Interessados em parcerias com as empresas incubadas do CDT podem obter mais informações no edital e pelo telefone (61) 3107 4101. Para empresas do PCTec, o número é (61) 3107 4119.