CULTURA

Especialistas palestram de abril a junho. Alunos que comprovarem participação em pelo menos 75% das atividades do seminário receberão certificados

 

Começou nesta quarta-feira (19), no Memorial Darcy Ribeiro, o circuito de conferências 8 grandes da literatura latino-americana. O ciclo segue acontecendo todas as quartas-feiras até 14 de junho, sempre no anfiteatro 9 do ICC. Serão nove oportunidades de bate-papos e debates comandados por especialistas que abordarão vida e obra de importantes autores da língua espanhola, francesa e portuguesa. As atividades são gratuitas.

Nesta primeira edição do evento, os homenageados são os ganhadores do Nobel de Literatura Gabriela Mistral, Miguel Ángel Astúrias Rosales, Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Octavio Paz e Mario Vargas Llosa, além dos renomeados José Martí e Jorge Luis Borges. Os organizadores planejam reunir as intervenções dos palestrantes em um livro, que deve ser publicado até o fim do ano.

Na noite de abertura do circuito, María Kodama, viúva do escritor argentino Jorge Luis Borges, falou a uma grande plateia a respeito do legado de seu companheiro, morto em 1986.

O professor emérito Antônio Miranda palestra no dia 3 de maio sobre a diversidade cultural latino-americana. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

 

DESTAQUES BRASILEIROS – No dia 3 de maio, o professor emérito da UnB e diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Antônio Miranda, fará palestra sobre os vencedores do prêmio Nobel de Literatura, mencionando também brasileiros que nunca levaram o prêmio, a despeito de seu brilhantismo, como João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.

Antônio Miranda, que possui um extenso banco de dados online sobre poesia ibero-americana, falou sobre a importância de trazer a conferência para dentro da Universidade.

“O lado positivo é a gente se aproximar desses autores pan-americanos, todos eles já traduzidos para o português, e criar um público para esses autores na nossa Universidade e na comunidade em geral. Em edições futuras, pretendemos abrir espaço para autores mais contemporâneos”, afirma.

O circuito de conferências é organizado pelas embaixadas do México e do Chile, em parceria com as embaixadas de Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Guatemala e Peru e conta com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF), do Instituto Cervantes e da Universidade de Brasília, por intermédio da Reitoria e do Instituto de Letras (IL).

 

Confira a programação:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.