DIÁLOGO

Questionamento atribuído a Darcy Ribeiro norteia 1º encontro do Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação, proposto pelo DEG

Mais de 50 coordenadores participaram do fórum promovido pelo Decanato de Ensino de Graduação
Mais de 50 coordenadores de cursos foram ao Beijódromo para participar do fórum promovido pelo DEG. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O memorial Darcy Ribeiro sediou, nesta quarta-feira (15), o 1º encontro do Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação. Proposto pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o ambiente de debates pretende desenvolver coletivamente, em reuniões periódicas, propostas para facilitar a vida dos coordenadores e implantar soluções que permitam, além da integração das coordenações, o apoio contínuo ao trabalho cotidiano.

“As demandas trabalhadas nesse fórum nascem dos cursos de graduação”, explicou a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia. “Nosso ponto de partida será o encontro de hoje. Não temos como trabalhar sem os coordenadores, porque acredito que o processo de apoio é algo coletivo. Aqui, poderemos identificar as dificuldades do dia a dia”, completou.

Na entrada, os mais de 50 coordenadores participantes receberam uma folha de trabalho, que será utilizada para compilar as dificuldades cotidianas e para identificar formas pelas quais o DEG possa auxiliar o trabalho de coordenação nas unidades acadêmicas.

Durante o encontro, Cláudia Garcia apresentou a nova estrutura do decanato, ressaltando que a Coordenação Integrada de Licenciaturas (CIL) passa a abrigar também a porção da UnB que faz parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Demonstramos, com isso, nossa preocupação em nos adequarmos ao futuro e às demandas das gerações que ensinamos agora. É preciso aproximar essas modalidades de graduação, porque todos são alunos da UnB”, afirmou.

Ao fim da apresentação, os participantes puderam fazer comentários sobre a iniciativa do fórum permanente e também compartilhar com os colegas questões que se revelaram comuns. “Lidamos com inúmeros alunos. É importante a possibilidade de juntar professores que têm de trabalhar com as mesmas tarefas, porque acaba sendo muito solitário encará-las sozinhos”, disse a coordenadora do curso noturno de licenciatura em Letras – Português, Flávia de Castro. “Aprovo a iniciativa de discutirmos as coordenações. Eu acredito que toda melhoria se torna efetiva quando existe o debate aliado a uma força-tarefa para implantá-la”, defendeu o coordenador de graduação de Engenharia de Redes de Comunicação, Georges Amvame.

INICIATIVAS – Além da incorporação da UAB à CIL, o DEG anunciou que está trabalhando para fechar o acordo de estágio com a Embrapa. Paralelamente, planeja-se a mudança física da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional (CDAP/Daia), do prédio da Reitoria para o Instituto Central de Ciências (ICC). O objetivo é que os alunos tenham mais facilidade para acessá-la, já que a unidade é responsável por assuntos de interesse discente, como a gestão de contratos de estágios, por exemplo.

Outras propostas também foram apresentadas durante o evento: o plano de um curso de formação para professores que assumirem coordenações; a sugestão de utilizar notas no lugar de menções; a construção do projeto UnB nas escolas – para apresentar a instituição ao aluno que ainda vai ingressar; e ações que conduzam à diminuição do abandono de cursos na Universidade. A organização do fórum estuda possíveis datas para realizar a próxima edição do encontro.