ADMISSÃO

Novidade vale a partir deste semestre. Medida visa divulgar os benefícios disponíveis para estudantes em vulnerabilidade social

O vestibular da Universidade de Brasília para ingresso no segundo semestre deste ano trouxe uma novidade. Ainda no momento da inscrição, os candidatos têm de preencher o Formulário de Programas de Assistência Estudantil da UnB. A medida tem como objetivo divulgar aos vestibulandos os benefícios que a Universidade oferece para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

O processo de inscrição segue como anteriormente, podendo ser realizado pelo site do Cebraspe. A única alteração foi o acréscimo do formulário no qual o candidato informa se possui interesse em participar da Assistência Estudantil e assinala quais programas dialogam com sua necessidade. “Essa medida é importante porque permite que o estudante tenha conhecimento dos programas que podem auxiliar em sua permanência na Universidade, antes mesmo que ele ingresse na instituição”, esclarece Pedro Vieira da Silva, diretor de Desenvolvimento Social da UnB.

Formulário da DDS/DAC aparece no momento da inscrição no vestibular. Clique para ampliar. Foto: Divulgação

Outro resultado esperado com o formulário é identificar a demanda pela assistência em cada semestre letivo. “A procura varia muito a cada semestre e, às vezes, precisamos reformular os editais em função dessa demanda. Com esse levantamento prévio ao ingresso dos estudantes, poderemos nos planejar para atendê-los melhor”, afirma o coordenador-técnico da Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB, Luiz Claudio Ferreira.

Vale ressaltar que o formulário não garante aos candidatos participação na Assistência Estudantil depois de ingressarem na UnB. Para terem direito aos benefícios, após a matrícula na Universidade, alunos em vulnerabilidade social devem se inscrever no Programa de Auxílio Socioeconômico. Saiba mais sobre os Programas de Assistência Estudantil da UnB ou consulte os editais no site da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC).

INGRESSO – As inscrições para o Vestibular de 2017 podem ser realizadas até 17 de maio, por meio do site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_17_2. A taxa é de R$ 150 para candidatos ou treineiros. Saiba mais.