EVENTO

Seminário sobre o tema reuniu estudantes, professores e especialistas. Edital de apoio ao desenvolvimento de inovações foi lançado


Comunidade acadêmica prestigia evento sobre inovações em aprendizagem, no auditório do CDT. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Debates sobre inovações em metodologias de aprendizagem estiveram em pauta no 1º Seminário do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), realizado no último dia 17. O evento aconteceu no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e contou com a presença de docentes, estudantes e especialistas na área de educação a distância. Na oportunidade, foi anunciada a publicação do primeiro edital DEG/DAC/CEAD, que abre oportunidades de apoio financeiro para projetos de desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras.

 

A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, esteve no encontro e comentou a relevância das iniciativas. “A democratização do ensino é um tema de suma importância nos dias atuais e que deve ser tratado de uma forma muito atenciosa", afirmou. Ela também externou sua expectativa a respeito das inovações apresentadas durante o seminário. "São propostas que visam minimizar os índices de evasão e de retenção tanto nos cursos a distância como nos presenciais."

 

A reitora Márcia Abrahão comemorou a realização do evento, que considerou inovador e transformador. “Isso mostra como estamos abertos a propostas de modernização da educação na Universidade de Brasília. Trata-se de uma ação fundamental, urgente e necessária", disse. 

José Manoel Moran, especialista em educação, foi um dos palestrantes do evento. Foto: Júlio Minasi/ Secom UnB

 

INOVAÇÃO – Durante o evento, especialistas na área de educação expuseram diversos métodos para que professores e alunos se sintam mais à vontade dentro de sala de aula. Uma das técnicas citadas foi a gamificação do ensino, por meio da qual o tutor utiliza mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado.

 

Um dos convidados, o professor da Universidade de São Paulo (USP) José Manoel Moran falou sobre a importância de sair do pragmatismo em sala de aula e inovar. “Hoje em dia, dispomos de uma série de estratégias que nos apoiam na avaliação e mostram o aprendizado do estudante. Atualmente, as tecnologias são componentes fundamentais em apoio à aprendizagem, para viabilizar ações dinâmicas, lúdicas e que ensinem ao aluno como ele pode aprender em coletividade.”

 

PROJETO – O Programa Aprendizagem para o 3º milênio (A3M) foca no processo de aprendizagem e na interação com o estudante, combinando novidades às experiências da Universidade de Brasília como pioneira no ensino a distância. "A forma como educamos nossos alunos precisava de mudanças. O projeto consiste em atrelar as tecnologias de inovações comunicacionais nas salas de aula e chamar o aluno para que ele aprenda e goste de aprender", explicou o professor Sérgio Freitas, um dos idealizadores do programa.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.