EXCELÊNCIA

DEG e Editora UnB abrem seleção de propostas de obras voltadas para a graduação

Aberto edital para publicação de livros didáticos voltados para a graduação. Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

Comprometido em lançar políticas para promover a excelência da graduação na Universidade de Brasília, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) divulgou edital de apoio à publicação de livros didáticos. As obras, que serão publicadas pela Editora UnB, devem ser inéditas, em língua portuguesa, e de autoria de professores do quadro permanente da Universidade. A finalidade dos livros é a de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com foco especial nas disciplinas introdutórias de alta demanda, com probabilidade de reprovação e que podem causar retenção no fluxo. As propostas devem ser enviadas até 30 de setembro.

O edital é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito do DEG, com apoio dos coordenadores de curso, sobre as disciplinas de alta demanda e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes matriculados nelas. Introdução à Economia, por exemplo, tem média de 1.600 estudantes matriculados a cada semestre. Cálculo 1 e Introdução à Filosofia também figuram entre as disciplinas com alto índice de alunos.

A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, comenta que foram identificadas vulnerabilidades e dificuldades dos jovens em algumas disciplinas. "Vamos construir novos caminhos de apoio para minimizar essas dificuldades e, ainda, fortalecer as ações existentes", afirma.

Está prevista a destinação de R$ 225 mil para a publicação de cerca de 15 obras. Segundo as regras do edital, os livros didáticos devem ter até 250 páginas, com até quatro cores. Além disso, o regulamento determina que serão impressos, no máximo, 300 exemplares de cada obra – que também serão publicados em formato e-book, dentro da série Ensino de Graduação.

Maria Lídia Fernandes, à frente da Diretoria Técnica de Graduação (DTG) da UnB, reforça que esta ação se insere no conjunto de outras realizadas pelo DEG, desde o começo do ano, com o intuito de enfrentar os entraves que resultam em evasão e retenção de alunos. "São propostas estratégicas. Nossa preocupação é dar suporte para a formação dos estudantes", detalha. "A expectativa é criar uma estrutura de apoio, acolhimento e enfrentamento das dificuldades. De amparo aos estudantes", completa.

O DEG vem construindo uma política ampla de aprimoramento, que inclui os editais do Projeto Raízes, do Programa de Tutoria e do Projeto Laboratórios Didáticos de Informática para o Ensino e Aprendizagem em Cursos de Graduação Presencial. Segundo Cláudia Garcia, o edital coaduna com a identificação da necessidade de prover um atendimento mais próximo aos graduandos. "A ação é para dialogar com os alunos, dar respostas às questões que nos chegam", afirma. "Nossa intenção é de fazer pequenas ações que terão grande impacto na vida deles", encerra a decana.