EXCELÊNCIA

Universidade figura entre as dez melhores do país desde que a avaliação foi criada, há seis anos

A Universidade de Brasília é a nona mais bem avaliada do país pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira (18). Comparando os resultados obtidos, a pontuação da UnB subiu em relação ao ano anterior (de 90,93 para 91,61). Os indicadores considerados são Pesquisa (que, desta vez, incluiu a quantidade de teses defendidas em 2015 por docentes como critério), Ensino, Mercado de Trabalho, Internacionalização e Inovação.

O melhor desempenho da UnB foi em Ensino (5ª posição), como no ano passado. Em Inovação (10ª), subiu uma posição. Em Mercado de Trabalho e em Internacionalização, a Universidade ganhou duas posições.

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Em relação à avaliação dos cursos da UnB entre as instituições federais participantes, 21 deles ocupam as cinco primeiras posições: Relações Internacionais (2ª posição); Biologia, Direito, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Psicologia, Turismo (3ª posição); Ciências Contábeis, Comunicação, Educação Física, História, Pedagogia, Serviço Social (4ª posição); Economia, Enfermagem, Farmácia, Geografia, Matemática, Medicina, Propaganda e Marketing (5ª posição).

Já na posição geral do RUF, o curso mais bem avaliado da UnB é o de Relações Internacionais (4ª posição), seguido de Fisioterapia e Psicologia (5ª posição), Biologia, Direito, Nutrição, Ciências Contábeis e Serviço Social (6ª posição). A classificação dos cursos tem como parâmetro qualidade do ensino e mercado de trabalho.

Para a diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Cláudia Griboski, o resultado é fruto do importante trabalho de organização dos dados e informações educacionais e do acompanhamento dos indicadores mensurados em avaliações externas.

"Iniciamos nesta gestão o Programa Avalia UnB com o objetivo de envolver a comunidade na reflexão sobre os indicadores acadêmicos e promover ações para a melhoria da qualidade institucional. Entendemos que os resultados do RUF têm demonstrado uma tendência de crescimento e apontam para o reconhecimento de que as universidades públicas têm potencial para superar as dificuldades, mesmo em contexto econômico adverso", acredita.

SOBRE – Desenvolvido pela Folha de S. Paulo, o RUF é realizado anualmente desde 2012, a partir do acompanhamento de informações de 195 instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil.