INFRAESTRUTURA

Vazamentos e interdições de banheiros estão entre os problemas emergenciais. Universidade estuda alternativas

Estudantes foram recebidos no Salão de Atos. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Cerca de 30 alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB fizeram fila para usar um banheiro do prédio da Reitoria na manhã desta quarta-feira (24). A ação teve como objetivo reivindicar o conserto dos sanitários da FAU que estão interditados. “Não há banheiro feminino funcionando na Faculdade. Essa situação está assim há pelo menos um mês. Viemos à Reitoria, em primeiro lugar, para usar o banheiro e, em segundo lugar, para ter uma perspectiva de solução”, relatou a professora Maribel Aliaga, coordenadora de graduação da FAU, sobre a dificuldade enfrentada por alunos e funcionários nas instalações localizadas na ala norte do ICC.

O grupo foi recebido pelo prefeito do campus, Valdeci Reis, e pelo chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, que deram esclarecimentos sobre a situação. “A empresa que presta serviços hidráulicos para a UnB, por não cumprir obrigações legais, perdeu o registro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF). Por isso, deixou de estar habilitada a trabalhar com órgãos públicos”, explicou o prefeito sobre a situação da Nova Local Rio, empresa selecionada na última licitação feita pela Universidade. A interrupção das atividades da prestadora faz com que, até o momento, haja mais de mil ordens de serviço em aberto na instituição.

De acordo com o prefeito, após ser notificada duas vezes pela UnB, a Nova Local Rio propôs um acordo de rompimento de contrato. “Estamos consultando as próximas empresas classificadas na licitação para verificar qual poderia assumir a prestação de serviço. É preciso que sejam atendidos os mesmos parâmetros do contrato atual, condição prevista na licitação.”

Enquanto os trâmites legais são acionados, a Nova Local Rio manifestou interesse em retomar a prestação de serviço na UnB. “Nesta semana, um representante da empresa nos procurou informando que está regularizando as pendências e deseja retomar os serviços na UnB. Já informamos à empresa todas as exigências que devem ser cumpridas neste caso”, complementou o prefeito.

O chefe de gabinete Paulo César Marques acrescentou que a dificuldade hidráulica é uma realidade em todos os campi e pediu compreensão à comunidade universitária. “Queremos que todos estejam esclarecidos sobre essa conjuntura. Tenham certeza de que, dentro do que a lei permite, estamos fazendo todo esforço possível para sanar essas dificuldades”, garantiu.