Administração superior se manifesta sobre os acontecimentos recentes no Brasil

Nos últimos dias, o país foi assolado por novas e graves denúncias, que envolvem a alta cúpula do Poder Executivo, bem como nomes importantes no Legislativo e no Judiciário. As acusações aprofundam ainda mais a crise política e econômica e alimentam a descrença da população nas instituições brasileiras.

Em um Estado democrático de direito e republicano como o Brasil, é imprescindível a ágil e rigorosa apuração dessas denúncias, independentemente dos nomes e dos cargos dos envolvidos. É necessário, ainda, um ambiente de normalidade institucional para a discussão de reformas da mais alta importância, como a trabalhista e a previdenciária, em tramitação no Congresso Nacional.

Essas reformas afetarão de forma decisiva as atuais e futuras gerações e requerem ampla reflexão e envolvimento da sociedade civil na tomada de decisões. O respeito a essa premissa é essencial para garantir a justiça social e a proteção a mulheres e trabalhadores rurais, historicamente os elos mais frágeis da cadeia produtiva.

A complexa crise institucional requer que as universidades públicas sejam partícipes na construção de saídas para os problemas do país. Nesse sentido, é alarmante constatar a difícil situação orçamentária dessas instituições, que, a continuar no ritmo atual, não terão recursos para fechar o ano. Também é dramático o momento da ciência nacional, cujos investimentos chegaram ao nível mais baixo da última década.

O funcionamento das universidades, de forma plena e estruturada pela autonomia constitucionalmente prevista e ainda não implementada, permitirá o fortalecimento de nossa missão e a construção democrática de soluções para nossos problemas institucionais.

Reiteramos que a saída para a atual crise passa, necessariamente, pela defesa intransigente do Estado democrático de direito, tão duramente conquistado pela sociedade brasileira, por meio da participação popular e do fortalecimento das instituições públicas. É fundamental, ainda, o exercício da tolerância e da sensatez, na busca de consensos e do respeito aos direitos garantidos.

A Universidade de Brasília, nos próximos dias, realizará seminário para debater o momento atual do Brasil e propor saídas para a crise. O evento, gratuito, será aberto a todos. Que possamos, juntos, ultrapassar o período sombrio que vivemos.

Márcia Abrahão Moura
Reitora