INSTITUCIONAL

Pesquisa on-line busca opiniões sobre assuntos essenciais ao funcionamento da Universidade. Resultados serão utilizados em ações de melhoria

Discentes, docentes e técnicos administrativos podem sugerir melhorias para serviços e espaços da UnB, como o RU. Foto: Júlia Seabra/Secom UnB

Está disponível na internet o formulário de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2017. A ferramenta é utilizada para identificar os principais problemas e oportunidades de crescimento da instituição. Estudantes, professores e técnicos administrativos podem opinar e sugerir mudanças em temas como infraestrutura, serviços, segurança, comunicação, programas de apoio a estudantes, atividades de formação e políticas de gestão.

Cada segmento deve responder a um questionário específico. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB irá tratar os dados obtidos com as respostas e transformá-los em informações, que serão levadas às unidades acadêmicas e administrativas, para que as utilizem na adequação de processos e fluxos de trabalho em prol do atendimento ao público.

As informações também são divulgadas para a comunidade de cada curso, na intenção de que o processo autoavaliativo se complete com a discussão de alternativas. A professora Claudia Griboski é diretora de Avaliação e Informações Gerenciais no Decanato de Planejamento e Orçamento Avaliação Institucional (DPO) e preside a CPA. Ela explica a relação entre a pesquisa e a cúpula de decisões da Universidade:

“O questionário é uma das ferramentas utilizadas pela gestão para priorizar ações. A CPA tem vinculação direta ao gabinete da Reitoria e, em sintonia com toda a administração, tem priorizado aqueles itens mais demandados na autoavaliação no momento da proposição de ações”, detalha. Questões como segurança e assistência estudantil estão comumente entre os mais citados, por exemplo.

A consulta é concebida com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem coordenação da Comissão de Própria de Avaliação (CPA), constituída por representantes da comunidade acadêmica e membros da sociedade civil organizada. Além de disponibilizados no Relatório de Avaliação Interna, os dados coletados darão suporte para avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação.

>> Acesse aqui os formulários específicos para estudantes, docentes e técnicos administrativos.